Os fragmentos do petróleo cru que afetou diversas praias da Região Nordeste do Brasil já atingiram 58 pontos do litoral capixaba. A maioria das praias afetadas fica em municípios do norte do estado, como São Mateus, Conceição da Barra, Linhares e Aracruz.
Na Grande Vitória, o óleo já atingiu as praias de Jacaraípe, na Serra, e Interlagos, Vila Velha. Segundo a Marinha, amostras do material coletadas nesses pontos foram analisadas pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que confirmou que ele é o mesmo encontrado nas praias nordestinas.
A Prefeitura da Serra informou que, desde sexta-feira, intensificou o monitoramento nas praias. O trabalho, segundo a prefeitura, já vem sendo feito desde o primeiro avistamento de óleo, no litoral norte do estado.
Esse monitoramento foi intensificado também em Vila Velha, coordenado pela defesa civil do município.
Já a amostra de óleo coletada na Praia de Camburi, em Vitória, na última sexta-feira (15), não é compatível com o material que atingiu o litoral nordestino. Segundo o resultado da análise, trata-se de material muito mais antigo e degradado. Outras amostras continuam em análise, segundo a Marinha.