Temperaturas elevadas, chuva e passagens de frentes frias devem marcar a previsão do tempo de dezembro nos municípios do Espírito Santo.
O mês marca a chegada do verão. Por conta do calor, dezembro costuma ser com chuvas e temporais no fim do dia e durante a noite. A média de precipitação do período costuma ser a maior do ano em algumas regiões do país, como o Sudeste.
LEIA TAMBÉM:
>> Serra ganha novo sistema viário a partir de hoje; veja o que muda
>> Estudante capixaba é campeã em Olimpíada de Eficiência Enérgica
>> Motorista de Porsche atropela ciclista em Pinheiros
Para este ano, a expectativa, de acordo com o Instituto Climatempo, é de que quatro ou cinco frentes frias avancem do Sul para o Sudeste. O fenômeno deve passar rapidamente pela costa sul e estacionar em trechos da costa do Sudeste.
Segundo o instituto, as duas primeiras frentes frias serão observadas na primeira quinzena do mês. A primeira deve chegar ao Sudeste já no fim desta semana.
“O deslocamento destas frentes frias, combinado com circulações de vento em diferentes níveis da atmosfera, vai gerar a organização de corredores de umidade, que trazem o ar úmido e quente da Região Norte do Brasil para o Centro-Oeste e Sudeste, que é o combustível básico para a formação das nuvens de chuva“, explica o Climatempo.
A formação de pelo menos um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode trazer instabilidade para o tempo no Espírito Santo e em outras regiões do país.
Para dezembro de 2024 espera-se mais chuva do que em dezembro de 2023 e temperaturas mais próximas da normalidade, sem calor extremo.