A manhã de sexta-feira (20) começou com frio para os capixabas. Com temperaturas mínimas de até 4,6ºC, várias cidades do Espírito Santo registraram mais frio do que na quinta-feira (19), quando ocorreu o dia com menores temperaturas do ano no Estado.
De acordo com o Incaper, a tendência é que as temperaturas continuem amenas no Espírito Santo por conta da atuação da massa de ar polar nos próximos dias.
Para o sábado (21), a previsão é de tempo aberto nas cidades capixabas. Quase nenhuma nuvem se forma no Estado e não há expectativa de chuva. O ar mais frio mantém as temperaturas amenas em todas as regiões, mesmo com a pouca nebulosidade sobre o território capixaba.
Os ventos seguem soprando com moderada intensidade no litoral. São esperadas rajadas em áreas do interior do Espírito Santo. Há risco de geada nos trechos de altitude elevada. O mar deverá ficar agitado em todo trecho litorâneo.
No domingo (22), o tempo deve ficar aberto no Espírito Santo. Poucas nuvens se formam na metade Sul e não há expectativa de chuva. As temperaturas seguem amenas em todas as regiões, mesmo com a pouca nebulosidade.
LEIA TAMBÉM:
>> Frio de quase 0ºC: moradores do ES registram geada e temperaturas congelantes
>> Vitória registra recorde de frio; veja os locais com menores temperaturas no ES
Sexta-feira de madrugada fria
Em Alfredo Chaves, a estação meteorológica automática do Inmet mediu a menor temperatura de 11,6 °C desde a sua instalação, em 2006, sendo 0,1 °C inferior ao registrado em 21/08/2010.
Em Marilândia, o registro de 8,9 °C foi o menor desde a sua instalação, em 2017. Em São Mateus, a estação meteorológica automática do Inmet, instalada no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes/UFES) registrou 10,8 °C, sendo o menor desde o início das suas operações, em 2006.
Já na Estação Meteorológica do Incaper, instalada na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, o registro de 1,5 °C foi o menor desde a data da instalação da estação automática, em 2018.
LEIA TAMBÉM: Chegou o frio: saiba onde doar agasalhos e cobertores no ES