No final de semana, diversas pessoas foram flagradas nas praias de Vit´ória sem respeitar o isolamento social. E em uma ação pensada para conscientizar as pessoas sobre os perigos da contaminação pelo novo coronavírus e a importância de ficarem em casa, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, liderou equipes da Guarda Municipal, que orientaram a essas pessoas a ficarem em casa.
Além da orientação, foram distribuídas 500 máscaras. A ação ocorreu nas praias de Camburi e da Curva da Jurema, e ainda no bairro Jabour e adjacências.
Além de agentes da Guarda, participaram ainda da ação os fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
O prefeito Luciano disse que a medida tem sido adotada para todas as pessoas, como uma forma de evitar o contágio e aumentar o número de casos graves nas UTIs.
“O dinheiro público é usado para a saúde de todos. Distribuir máscaras para todos é necessário, pois o vírus pode contaminar quem está seguindo regras ou não. Se a pessoa ficar doente, vai usar uma UTI paga por todos nós e infinitamente mais cara do que uma máscara caseira”, disse ele.
A Prefeitura vem fazendo campanha em rádio, TV, internet, redes sociais, guardas municipais nas ruas, carros de som com orientação para as pessoas ficarem em casa e evitarem aglomerações. “É necessário que haja uma corresponsabilidade das pessoas. Estamos com um risco alto de contágio e, caso a situação se agrave, talvez, seja necessário medidas mais extremas. Por isso, estamos intensificando a necessidade de todos ajudarem”, completou Luciano.
As orientações repassadas à população frisam a importância de evitar aglomerações e de permanecer em casa para reduzir a possibilidade de propagação do vírus, além de sempre usar a máscara quando for sair de casa, caso seja realmente necessário sair.
“Nossa intenção com essa ação é, mais uma vez, alertar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a Covid-19, ou seja, evitar aglomeração e usar máscara, se precisar sair de casa. Esses cuidados feitos de maneira consciente pela sociedade pode evitar que medidas mais extremas sejam necessárias em um futuro próximo”, explica o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.