Geral

Fuzileiros navais montam base móvel em São Mateus para a chegada da mancha de óleo

Até o momento, segundo a Prefeitura de Conceição da Barra, não há registro da chegada de resíduos derivados de petróleo no litoral capixaba, e as condições de limpeza do litoral do município permanecem inalteradas

Foto: Divulgação

Uma base dos Fuzileiros Navais foi montada em São Mateus para acompanhar a possível chegada da mancha de óleo no Norte do Espírito Santo. De acordo com a Marinha do Brasil, um destacamento operativo composto por 75 militares ficará instalado na região para ajudar na limpeza das praias.

Os militares, que também estão baseados em Conceição da Barra, já iniciaram o reconhecimento da região para facilitar a atuação no local. Eles também participaram de uma capacitação promovida pelo Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) com orientações para atuar nas áreas atingidas.

Chegada do óleo no ES

A foz do Riacho Doce, em Conceição da Barra, no extremo norte capixaba, foi fechada na manhã desta quarta-feira (6) para evitar que a bacia hidrográfica seja atingida pela mancha de óleo que afetou diversas praias do nordeste, caso ela chegue ao litoral do Espírito Santo.

O trabalho foi realizado por equipes da Prefeitura de Conceição da Barra, do Parque Estadual de Itaúnas e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além de voluntários, sob a supervisão da Marinha do Brasil. A barreira de proteção foi feita com sacos de areia e sedimentos. O objetivo é preservar o estuário do riacho, evitando que ele seja atingido por resíduos do óleo que possam chegar por meio do mar.

“A Foz do Riacho Doce, em alguns momentos do ano, costuma se fechar pelo movimento natural das marés e pela deposição de areia na sua desembocadura. O que fizemos hoje foi acelerar o processo de construção da barreira, tendo em vista o momento de alerta pelo qual estamos passando”, frisou o secretário municipal de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi.

Até o momento, segundo a Prefeitura de Conceição da Barra, não há registro da chegada de resíduos derivados de petróleo no litoral capixaba, e as condições de limpeza do litoral do município permanecem inalteradas.