Uma importante referência cultural do Espírito Santo passará por reforma em breve. A obra no segundo pavimento do Galpão das Paneleiras foi anunciada nesta terça-feira (07) pela Prefeitura de Vitória. O anúncio marca as comemorações simbólicas do Dia das Paneleiras.
Nos próximos dias, a gestão municipal deve publicar dois editais de licitação. O primeiro será para execução da obra de reforma. O investimento conta contará com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), e prevem a restauração do piso, instalação de vidros, pintura, entre outras melhorias no piso.
O segundo edital será destinado a criação de um Centro de Visitantes. No planejamento estão inclusas compra de mobiliários e os custos da produção de uma exposição de longa duração com a história da produção da panela de barro pelas paneleiras, tradição centenária no Espírito Santo.
A presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG), Berenicia Correa Nascimento, conta que as melhorias propostas são um desejo antigo da comunidade. “Sonhamos há muitos anos com essa reforma do 2º pavimento e criação do espaço de visitação. A obra vai deixar o espaço mais bonito e agradável para receber os turistas e visitantes”, pondera.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do cuidado com a história e cultura capixaba. “Nosso cuidado e apoio às paneleiras se dá há muitos anos, mesmo antes de estar na posição de prefeito, devido à importância do trabalho das paneleiras para a identidade cultural e o turismo da nossa cidade. As paneleiras são verdadeiras rainhas que produzem a joia mais valiosa de Vitória, que são as panelas de barro de Goiabeiras”, afirma.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagem, lembrou ainda que as modificações fazem parte de um trabalho contínuo que está sendo implementado desde 2013. “A criação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a instalação da rede Vitória Online, urbanização do espaço tradicional de queima da panela de barro do Galpão das Paneleiras, além de pequenas reformas e da divulgação da panela de bairro em cruzeiros marítimos. São ações que vêm contribuindo para divulgar o maior símbolo da cultura capixaba e atrair cada vez mais visitantes e turistas”, disse.
Já o diretor de Turismo da CDTIV, Felipe Ramaldes, afirma que a expectativa é de que o Centro de Visitação atraia turistas e potencialize a identidade cultural do povo capixaba. “As obras de reforma e de criação de um Centro de Visitação são extremamente importantes para a profissionalização e melhoria da infraestrutura do turismo de lazer, uma vez que traz uma visão que alia cultura, no sentido de valorização e preservação do patrimônio material, e turismo, que são as ações que podem ajudar no fomento da comercialização e visitação do Galpão das Paneleiras”.