O Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, retomou as atividades e está funcionando em horário especial, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, seguindo protocolo do Governo do Estado. Nos finais de semana, o espaço não abre.
O local passou por desinfecção pela equipe da Central de Serviços de Vitória. Além disso, na quinta-feira (23), recebeu os agentes da Vigilância Sanitária do município, que elaborou um protocolo com recomendações de segurança, que vão desde medidas de distanciamento, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel para o público em geral.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagem, destaca que a Prefeitura de Vitória tem mantido o contato permanente com as paneleiras buscando diminuir os impactos causados pela queda da comercialização da panela durante a pandemia do coronavírus.
A administração municipal entregou máscaras e cestas básicas para as dezenas de artesãs cadastradas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG).
“Estamos dando todo o auxílio para que o Galpão das Paneleiras reabra em segurança tanto para o público em geral como para as paneleiras. Estamos avaliando as diversas formas de atuação para preservar as pessoas que trabalham no local, como o revezamento das trabalhadoras e afastamento daquelas que fazem parte do grupo de risco, além de outros protocolos de higienização, como o uso de máscaras, álcool em gel e água e sabão”, disse.
Expectativa
A presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG), Berenicia Correa Nascimento, revelou que a expectativa é que, aos poucos, a comercialização das panelas de barro volte a crescer.
“Essa pandemia trouxe enormes prejuízos para as artesãs, que ficaram impedidas de trabalhar e obter a sua renda. Algumas mulheres ainda não retornaram para o Galpão porque fazem parte do grupo de risco, mas devagar as coisas vão voltando e melhorando”, disse.