Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) revela que games podem colaborar para o aprendizado dos estudantes em sala de aula.
Um jogo aplicado a estudantes de Enfermagem apontou uma melhora no conhecimento sobre o câncer do colo do útero.
A pesquisa foi realizada com 90 alunos do 6° período do curso de Enfermagem, durante a pandemia da covid-19.
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Utilizando um jogo, foi avaliado o aprendizado sobre câncer do colo do útero no curso de Enfermagem na faculdade particular Multivix, em Vitória. A pesquisa foi feita pelo professor Maycon Carvalho dos Santos, em sua tese de Doutorado em Saúde Pública, que teve como orientadora a Doutora em Enfermagem, Cândida Caniçali Primo.
O jogo foi criado na plataforma digital wordwall, e testado por meio de uma organização em grupos de estudantes. Cada grupo tinha a missão de criar e cuidar de um avatar que era acometido pelo câncer do colo de útero e solucionar desafios propostos, como colocar em prática o exame de Papanicolau.
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Maycon descreve que a ideia para desenvolver o jogo surgiu no contexto pandêmico, onde os alunos estavam muito desmotivados nas aulas.
“Os alunos não frequentavam as aulas online, não participavam, e não faziam nenhuma atividade no ensino online. A partir disso veio o intuito de motivar os alunos do curso de enfermagem. Daí veio a ideia da gameficação, utilizar estratégias dos games em ambientes que não são games, para trabalhar um conteúdo específico”, explicou.
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O professor ainda destaca que com a utilização dessas estratégias, ele percebeu que houve uma grande adesão e aumento na participação das aulas.
“Os estudantes começaram a ter mais participação, competitividade, queriam saber quem iria ganhar e os feedbacks saiam de forma imediata. Com isso as aulas tiveram 100% de presenças, as notas também aumentaram, e conseguimos uma participação e um conhecimento melhor desses aluno enquanto estavamos no modo remoto. Atualmente implantei ele no ensino presencial, e vemos um engajamento muito grande desses alunos”, relatou o Professor.
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O estudo pontua que essa forma de aprendizado colaborou para aplicar melhor o conhecimento. Isso foi comprovado a partir de testes com os estudantes, que responderam perguntas antes e depois do estudo finalizado.
Além de um questionário, com perguntas sobre como o jogo contribuiu para o aprendizado.
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Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima- se que no triênio de 2023 a 2025 os câncer que mais afetarão as mulheres são: Cânceres de pele não melanoma (com 118 mil casos), Mama (com 74 mil), Cólon e reto (com 24 mil) e Colo do útero (com 17 mil).
Por isso, a importância de profissionais que estejam capacitados para promover um atendimento integral e humanizado a essas mulheres.
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