Com o surto do Novo Coronavírus, muitos serviços estão tendo redução ou adaptação na jornada de trabalho. É o caso dos profissionais de limpeza de rua. Apesar de o serviço ser considerado essencial para a manutenção da cidade, o sindicato da categoria está pedindo a redução da jornada de trabalho para resguardar a saúde dos trabalhadores.
Evani Reis, presidente do Sindlimpe/ES, enviou uma notificação aos donos das empresas prestadoras do serviço e as prefeituras da Grande Vitória. Ele pede a redução dos turnos sem desconto nos salários.
A preocupação é com a saúde dos trabalhadores como o Oséas Ramos. O gari está seguindo a recomendação dos órgãos de saúde e reforçando os cuidados com a higiene. “Eu passo álcool em gel nas mãos sempre que possível. Com a redução da jornada de trabalho, teremos menos contato com as pessoas, diminui o risco”, disse.
Algumas empresas e prefeituras já manifestaram apoio ao pedido do sindicato. Em Vitória, por exemplo, está havendo um reforço na higienização. Segundo o secretário da Central de Serviços, Marcos Aranda, abrigos de ônibus, escadarias e calçadas de pronto-atendimento estão recebendo um cuidado reforçado.
Em Vila Velha, além da redução da jornada de trabalho, as pessoas do grupo de risco também foram dispensadas. “Pessoas acima de 60 anos e pessoas com problemas de saúde estão afastadas, outras estão trabalhando perto de casa para evitar exposição em vias públicas”, explicou a secretária de Serviços Urbanos, Marizete Oliveira.
Na Serra, o secretário de Serviços, Igor Almeida, fez um pedido a população. “A comunidade precisa colocar o lixo na hora certa e evitar problemas aos nossos colaboradores”, comentou.
*Com informações da repórter Aline Proença, da TV Vitória.