A comemoração do Dia Mundial do Pão será realizada no próximo sábado (18) em 21 pontos na Grande Vitória e em cidades do interior. Nestes locais será possível a troca de garrafas pet, eletroeletrônicos sem uso e óleo de cozinha usado por pães, durante o período das 8 às 11 horas. Em alguns pontos de troca haverá também a distribuição de mudas de plantas.
O objetivo da mobilização é aproveitar a data comemorativa ao Dia Mundial do Pão, celebrada em 16 de outubro, para conscientizar os consumidores e os empresários da panificação sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável. Neste ano, o evento tem como tema “Divida o pão. Multiplique sorrisos”, e prevê a distribuição de 300 mil pães para os participantes e o recolhimento de três mil litros de óleo de cozinha saturado e 250 mil garrafas pet.
A ação, realizada pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), envolve cerca de 200 empresas de panificação no Espírito Santo. O material coletado será levado para reciclagem em entidades e empresas parceiras. Em Vila Velha, toda garrafa pet coletada será doada para a União de Cegos Dom Pedro II, localizada no bairro Novo México, que utilizará o material para a fabricação de vassouras.
Para estimular junto às crianças o cuidado com o meio ambiente, serão desenvolvidas gincanas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Vila Velha, situadas nos bairros Santa Mônica, Vale Encantado, Terra Vermelha e Ataíde. Os estudantes deverão juntar garrafas pets, óleo de cozinha saturado e eletrônicos sem uso para realizar a troca por pães, que serão utilizados no lanche da escola. O intuito da competição é conscientizar as crianças sobre a importância de não jogar lixo no meio ambiente.
Segundo o presidente do Sindipães, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, o evento já se tornou uma tradição no Estado e tem muita adesão dos capixabas. “A comemoração do Dia Mundial do Pão tem crescido a cada ano, reflexo da aceitação da população, que se mostra sempre disposta a participar. Isso mostra que estamos no caminho certo e que nosso objetivo tem sido alcançado: conscientizar os capixabas sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável”.
Pontos de troca
VITÓRIA
São Pedro I – Praça Dom João Batista
Jardim da Penha – Praça Regina Frigeri Furnom (Pracinha do Supermercado EPA)
VILA VELHA
Centro – Estacionamento da Padaria Jodima
Cobilândia – Praça Vereador Sebatião Cibien (Pracinha de Cobilândia)
Ataíde – Movimento Comunitário
CARIACICA
Nova Brasília – Praça Nova Brasília
VIANA
Canaã – Avenida Tancredo Neves (Ponto Final)
SERRA
Novo Horizonte – Praça Principal
PIÚMA
Niterói – Praça Manoel dos Santos Pedrosa
ANCHIETA
Centro – Praça São Pedro
GUARAPARI
Coroado – Rua Carlos Lindemberg (Em frente à Igreja Católica)
CASTELO
Centro – Praça do Convívio
MARATAIZES
Arraias – Rua Alameda dos Chalés
CACHOEIRO DE ITAPIMERIM
Centro – Praça Jerônimo Monteiro
SÃO GABRIEL DA PALHA
Centro – Praça Aurélio Bastianello
NOVA VENÉCIA
Centro – Praça do Granito
SANTA LEOPOLDINA
Centro – Escadaria Jair de Amorim
SANTA MARIA DE JETIBA
São Luiz – Rua Henrique João Julho Kuster
Centro – Rua Henrique Potrarz (Atrás da Padaria Santa Maria)
LINHARES
Nova Esperança – Avenida Lagoa Esperança Bonita (Em frente à Escola Adelson Del Santo)
ECOPORANGA
Centro – Rua Cristalino de Abreu