Quando você imaginou ver simples garrafas transparentes fazendo parte da decoração da sua casa? Acredite, essa tendência lançada no Salão Internacional de Milão também foi vista em diversos ambientes da 24ª CasaCor Espírito Santo.
As garrafas, que para uns é uma material descartável se limitando a funcionalidade de armazenar bebidas, ganharam um novo significado e status de adornos, enfeitando os espaços. Foi isso que Márcia Paolielo e Cíntia Chieppe fizeram no Living Italiano na CasaCor ES. As arquitetas projetaram uma sofisticada adega, que se tornou uma das estrelas do ambiente. Para dar leveza ao desenho da peça, elas optaram em não fechar o móvel até o teto. Exatamente aí, nesse espaço entre a adega e o teto, que as garrafas entraram compondo a decoração.
“Essa composição de garrafas é uma forte tendência que tenho visto no Salão Internacional de Milão e também na CasaCor de outros estados… A gente usa como se fosse uma instalação. Elas servem para preencher alguns nichos.”, disse a Márcia que ainda revelou um truque para que as garrafas ganhem mais leveza no visual.
“Quando você ilumina a garrafa de vidro por trás, dá uma impressão de luminária. O efeito é bem interessante. Outra dica, é trabalhar com garrafas diferenciadas.”
E conseguir essas garrafas não é uma tarefa difícil. No caso das arquitetas e sócias elas contaram que foi doação de um cliente que é proprietário de um alambique.
A tendência já ganhou tanta força que tem até designer renomado lançando sua coleção assinada. Foi o caso do premiado Jader Almeida. E quem deu um grande destaque à coleção dele foi o designer de interiores Sergio Palmeira na CasaCor ES. O profissional projetou uma sofisticada cozinha na Casa da Ilha e também apostou nas garrafas como adornos. A transparência do vidro foi um grande recurso, em contra-ponto com a lâmina de madeira escura, predominante na cozinha. “A tendência hoje é ter uma casa que tenha sentimento e recordações. No caso do meu ambiente, usei uma coleção de garrafas que o Jader toma. Ele guarda e usa como decoração.”, contou Palmeira que utilizou mais de 200 garrafas transparentes da Coleção Jader Almeida para preencher os 26 nichos projetados na cozinha. Ainda circulando pela maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, também encontramos a tendência no Escape Cosmopolita, projetado por Italla Baptisti e Solana Marianelli. As arquitetas enfileiraram as garrafas em pequenos grupos dispersos em uma grande estante.
“Em Milão vimos muitos vidros “estilo labora´tório. Linhas mais puras, mais minimalistas, com essa ideia que remete ao tubo de ensaio, tanto pra vidros decorativos quanto para louças.”, contou Solana.
Tá aí uma forma econômica, sustentável e super fácil para deixar sua casa dentro das tendências!
Serviço:
CasaCor ES
Local: Clube Ítalo Brasileiro
Data: até 17 de novembro
Hora: das 15 às 21 horas
Veja também:
Banheiras de imersão: mergulhe nessa tendência
Pedras brutas ganham força na decoração
Tintas com efeitos especiais são “protagonistas” na CasaCor ES
Do fundo do mar para a Casa Cor ES
Livre, leve e solta! As tradicionais camas com cabeceira estão de volta