Uma operação da EDP, concessionária de energia do Espírito Santo, e da Polícia Civil, realizada na noite desta terça-feira (19), flagrou dois quiosques na Praia de Camburi, em Vitória, furtando energia.
Nos locais foram encontradas ligações diretas na rede elétrica, conhecidas como “gato”, o que configura o furto. Com a irregularidade, a energia consumida nos estabelecimento não estava sendo devidamente paga.
LEIA TAMBÉM:
>>Dia da Consciência Negra: confira eventos e manifestações no ES
>>Aquaviário terá mais viagens no Dia da Consciência Negra
>>VÍDEO | Ciclista é atropelado por ônibus e morre na Rodovia do Sol
Os bares são utilizados como espaço de aluguéis para festas e os donos dos estabelecimentos responderão processo criminal por furto de energia, crime previsto no Código Penal Brasil, que determina como prática criminosa “subtrair, para si, coisa alheia móvel”. A pena é de 1 a 4 anos e multa.
Além do processo, os responsáveis pelos quiosques também irão arcar com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período de irregularidade, e também com o custo administrativo.
“A prática representa riscos significativos para a segurança da população e para o sistema elétrico, pois pode causar acidentes graves, além de sobrecarga na rede elétrica”, informou a EDP por nota.
A EDP informou que casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP (www.edp.com.br) ou pelo telefone 0800 721 0707.
A Polícia Civil informou que não houve detidos durante a operação. Um inquérito policial será instaurado pelo Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic) para apurar os fatos e dar a responsabilização devida.