Geral

"Gato": energia furtada no ES poderia abastecer cidade capixaba por um ano

Empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 70 municípios capixabas identificou cerca de 19 mil ligações irregulares em 2022

Foto: Divulgação/ EDP

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou mais de 79 mil ações de fiscalização nos 70 municípios capixabas em que presta serviço ao longo de 2022.

Segundo a empresa, o volume de energia impedido de continuar sendo furtado, o conhecido como “gato”, pelas ações de fiscalização seria suficiente para manter o consumo de energia elétrica de Nova Venécia, cidade do interior do Estado, por mais de um ano. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda de acordo com a empresa, em toda área de concessão, 19 mil vistorias detectaram e removeram ligações clandestinas ligadas diretamente à rede da distribuidora, sem qualquer medição.

Em outros 10 mil casos, foram inspecionadas unidades consumidoras com suspeitas de irregularidades, como manipulações ou desvios no medidor.

Pessoa flagrada furtando energia pode pegar até 4 anos de prisão

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado furtando energia pode pegar até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa.

Conforme a regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a pessoa ainda precisa pagar toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

LEIA TAMBÉM: “Gato” em energia é descoberto em supermercado de Vila Velha

A EDP destacou que a ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento em residências e vias públicas. 

As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros.

A empresa afirmou que tem realizado investimentos em tecnologia para combater o crime. “A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz. As inspeções em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede”, destacou.

Veja como denunciar furto de energia

A EDP disponibiliza canais de atendimento aos consumidores para denunciar irregularidades. As denúncias podem ser feitas pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, agências de atendimento e pela central de atendimento ao cliente no 0800 721 0707. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.