Os gêmeos Henry e Maytê, dois dos sêxtuplos capixabas, que estavam internados no Vitória Apart Hospital, na Serra, foram transferidos na tarde desta quarta-feira (13) para o São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, cidade natal dos bebês.
Os bebês se reuniram com os irmãos Lucca e Eloá e continuarão a receber os cuidados médicos necessários mais perto dos pais, Madgiel Costa e Quezia Romualdo.
Maytê e Henry foram transferidos para a cidade natal em duas UTIs móveis individuais e acompanhados por condutores socorristas, um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Foram mobilizadas duas unidades, para fazer o transporte de forma íntegra, segura e rápida. Os dois estão com um padrão respiratório de CPAP, que é uma pressão positiva de oxigênio, em que um ventilador faz, para dentro dos pulmões. Quando eles vieram para Grande Vitória, vieram entubados e,conforme evoluíram, foram para o CPAP. E se tudo der certo, daqui uns dias vão respirar em ar ambiente”, informou Fred de Mello, responsável técnico pelo serviço de remoção do São Bernardo Apart Hospital
A coordenadora médica de UTI Infantil do Vitoria Apart Hospital, Andréia Saraiva, disse que a transferência foi pensada especialmente para manter os bebês mais próximos dos pais.
“Eles tiveram uma boa evolução. Ainda estão em desmame da ventilação não invasiva, que é o CPAP, e ainda vai levar alguns dias para eles conseguirem ficar totalmente fora de suporte de oxigênio. O peso já é bem melhor, a parte mais grave já ficou para trás e é possível dar seguimento em Colatina. Eles vieram para cá para um acompanhamento com nefrologista e cardiologista. A saída agora é por conta da proximidade com a família. Ficam os quatro no mesmo hospital e a família vai conseguir dar um suporte melhor com eles perto de casa”, avalia a médica
Os quatro bebês seguem em acompanhamento no hospital de Colatina e ainda não há nenhuma data prevista para a alta. Henry e Maytê agora iniciarão processos de treinamento de sucção, para aprenderem a mamar sozinhos.
Os irmãos Lucca e Eloá já iniciaram este tratamento e cada criança evolui em um ritmo próprio, mas já alcançaram o peso mínimo de 2kg.
Peso atual dos bebês
Lucca – 2.476 kg
Eloá – 2.186 kg
Henry – 2.170 kg
Maytê – 2.058 kg
Os sêxtuplos capixabas nasceram no dia 1º de outubro de 2023. Cinco dias após o nascimento, o bebê Matteo não resistiu e morreu. No último dia 5 de dezembro, Theo, de dois meses, também perdeu a vida.
Leia Também: VÍDEO | “Andei mais de 2 horas para sair de Gaza”, diz mãe de bebê capixaba resgatada da guerra