O programa Geração Gamer estreia, no próximo domingo (09), na tela da TV Vitória/Record TV. Voltado para o eixo de e-Sports, o programa é fruto de uma parceria da Rede Vitória com a DXC Mega Arena, localizada na Enseada do Suá, em Vitória.
O objetivo é levar o conteúdo desse mercado – que já movimenta mais do que a indústria cinematográfica – para o público de massa. Em 2018, o universo dos games movimentou US$ 1,5 bilhão no Brasil, 15,3% a mais que em 2017.
“É um mercado em pleno crescimento e nosso objetivo é trazer esse universo do e-Sports para um veículo de massa. Vamos estrear o Geração Gamer no domingo, utilizando todas as plataformas da Rede Vitória para produzir conteúdo e entrar de vez nesse universo. Apostamos nisso”, acredita o superintendente de conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho.
Com cerca de 75 milhões de jogadores virtuais em 2018 no Brasil, quase 10 milhões a mais que no ano anterior, a tendência é que o crescimento desse mercado continue ano a ano. Modalidade de competição profissional com videogames, o e-Sports, ou esporte eletrônico, teve origem na Coreia do Sul e em alguns pontos da Ásia e da Europa. Os coreanos tratam o e-Sports como modalidade competitiva desde o ano 2000.
O Geração Gamer será apresentado pela jornalista Chris Lemos. Aos 30 anos e natural de Vila Velha, Chris começou a carreira no rádio em 2008. Formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ela está na Rede Vitória há sete anos, quando começou a trabalhar na Jovem Pan Vitória.
“Em 2014 iniciei minha trajetória na TV Vitória com o projeto Repórter Boa de Bola, do Cidade Alerta, durante a Copa do Mundo no Brasil. Do esporte fui para o entretenimento e comecei a integrar a Agenda Cultural no Jornal da TV Vitória, onde permaneço até hoje”, conta a apresentadora, que não vê a hora do programa ir ao ar:
“É algo inédito no Estado. Seremos os pioneiros quando forem falar do assunto no futuro. Além de muito lisonjeada por ser a escolhida para apresentar o programa, também sinto o peso da responsabilidade de algo assim, pois o público é muito exigente e queremos entregar algo à altura dessa expectativa”, afirmou.
Produtor do Geração Gamer e do conteúdo online que será publicado no jornal online Folha Vitória, o jornalista Acácio Rodrigues frisou a importância do projeto.
“Estamos diante de uma proposta inovadora. Além do programa na TV, teremos atualizações diárias no Folha Vitória e entrevistas ao vivo pelo Facebook para falar sobre e-Sports. É um segmento atraente não só para quem joga, mas também para quem apenas assiste e acompanha as novidades, o que aumenta nosso compromisso”.
Coordenadora do núcleo transmídia da Rede Vitória, Karina Menezes é quem orienta a equipe do programa.
“Estamos apostando no novo, no desafio da gente entrar num mercado que não é nossa área, mas a gente vai conseguir fazer bem feito. É um grande desafio, mas temos pessoal e parcerias certas para isso”, disse.
Editor do Geração Gamer, Victor Moronari enxerga o programa como uma aposta diferenciada para a Rede Vitória. “A linguagem do game é geralmente direcionada para pessoas jovens. Nosso desafio é tentar fazer com que essa linguagem chegue para todos que estejam interessados em aprender, estar com a família e aproveitar um pouco desse universo”, acredita.