O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alertou sobre o novo golpe da cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Neste novo golpe, os criminosos induzem o contribuinte a pagar um boleto falso, usando sites patrocinados na internet, muito semelhantes aos do Detran. Os golpistas geram boletos fraudulentos e, ao pagar, o dinheiro vai para conta de estelionatários.
O órgão descobriu o golpe este ano, no Espírito Santo.
“O golpe foi descoberto aqui no Estado, através de um cidadão que acionou um site falso, que apareceu como site patrocinado pelo Detran”, contou Givaldo Vieira, Diretor Presidente do Detran-ES.
O órgão alerta que não patrocina nenhum site na internet, nem envia SMS, e-mail, ou cobrança pelos Correios. A orientação para evitar cair numa armadilha é pagar o IPVA sempre pelo site oficial do órgão.
O endereço do site oficial é: www.detran.es.gov.br
O diretor do Detran lembra ainda que, desde janeiro, o departamento lançou a possibilidade de quitar débitos pelo pix, mas que é necessário, antes de concluir o pagamento, que o proprietário do veículo certifique-se de que o destinatário é o Detran.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Se aparecer um destinatário diferente após a leitura do QR Code, a orientação é não completar o pagamento. A regra também se aplica para boletos, e não só IPVA, mas também licenciamento e multas de trânsito.
5 dicas de segurança para não cair em golpes
– Desconfie de descontos significativos ou promoções inusitadas
– Verifique cuidadosamente os links antes de clicar e não insira informações pessoais em sites suspeitos
– Mantenha seu software antivírus e anti-malware atualizado, pois ele pode reconhecer sites falsos e links maliciosos
– Esteja ciente das táticas de phishing e eduque-se sobre como reconhecê-las
– É importante entender que nem toda mensagem é confiável e, principalmente, não repassar um possível golpe
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/ Record