Mel ou melado? Requeijão ou Ricota? Açúcar mascavo ou demerara? Em meio a tantos produtos e rótulos, surge a indecisão sobre qual alimento levar. A rotina corrida faz com que os consumidores tenham um tempo menor para realizar as compras no supermercado e no momento de pressa, os erros podem ser mais frequentes.
Nem tudo que é vendido como light é saudável. Pelo contrário, alimentos industrializados podem conter conservantes, gordura e altos índices de açúcar e sal. Para escapar das armadilhas, a nutricionista Bianca Cangini afirma que ler a composição dos produtos é fundamental.
“Alguns alimentos são chamados de integrais, mas eles não são. Tem que olhar a composição, pois o primeiro alimento é o que tem maior quantidade. Se a composição do pão tem como primeiro ingrediente a farinha de trigo, por exemplo, ele não é integral. Muitos alimentos industrializados têm conservantes, sódio, açúcar e outros itens que não deixam o alimento saudável. Biscoitos integrais e barrinhas de cereais são ricas em açúcar. A maioria dos alimentos industrializados que são chamados de saudáveis não são, eles têm aditivos, gordura, etc. O rótulo é muito importante porque as pessoas precisam saber de que o alimento é feito. Às vezes a quantidade da caloria é por porção e a pessoa acha que é no total”, explica.
Com tantas opções, qual alimento escolher? A nutricionista afirma que a melhor escolha são os alimentos in natura, alimentos frescos e naturais. “O ideal é a comida de verdade, alimentos que antigamente eram mais usados. Alimentos in natura, frescos, para você tentar preparar em casa e evitar ao máximo os industrializados. Se for orgânico, melhor ainda”, diz Cangini.
Veja algumas dicas:
Queijo: ricota fresca, queijo minas frescal e cotagge. Nada de requeijão ou creme de ricota.
Embutidos: nem pensar! Possuem muito sódio, aditivo químico e conservantes.
Arroz: integral ou arroz sete grãos, pois tem mais fibra e a absorção é mais lenta, permitindo uma maior saciedade.
Açúcar: o pior de todos é branco, depois vem cristal. Quanto mais branco e refinado, mais processo ele sofreu. O ideal é açúcar de coco, mascavo ou demerara.
Adoçante: apenas os que possuem 100% Stevia ou xilitol.
Mel x melado: indico mel puro e, de preferência, orgânico.
Gelatina: muito corante. Pode substituir por gelatina sem sabor com suco de fruta.
Suco: Só se for natural, 100% integral. Os de ‘caixinha’ são néctar puro e quase nada de fruta. Beber meia hora antes ou meia hora depois da refeição, assim como qualquer líquido.
Tudo com moderação!