O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), recebeu nesta quarta-feira (28), durante encerramento do evento Sustentabilidade Capixaba, na Praça do Papa, em Vitória, documento que vai servir como base para a construção do Pacto Capixaba pela Sustentabilidade.
A expectativa é que o pacto, após concluído, seja apresentado na 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, do qual Casagrande participa no fim do ano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O documento recebido pelo governador traz as ideias, iniciativas e ações debatidas durante os painéis e encontros técnicos realizados nos três dias em que o Sustentabilidade Capixaba ocorreu.
O relatório também tem como objetivo apresentar os resultados almejados pelo Espírito Santo, a partir de compromisso colaborativo e integrado entre governo do Estado, sociedade civil e setor produtivo.
Na ocasião, Casagrande ressaltou que, além das ações dos governos, a sociedade precisa também repensar seus hábitos de consumo, tendo maior responsabilidade com a destinação dos resíduos sólidos e na fiscalização de qualquer agressão ao meio ambiente.
“Nós fazemos parte da somatória das coisas que acontecem com o nosso planeta. Se a gente tiver uma mudança do nosso comportamento, a gente pode ajudar muito, seja gastando menos energia ou usando energias de fontes renováveis. São essas pequenas e grandes atitudes que causam um grande impacto na conservação ambiental”, disse.
Além da entrega de documento visando ao pacto pelo clima, o evento também foi marcado por anúncios de entrega do Executivo estadual anunciou, entre eles investimentos que vão de construção de usina fotovoltaica a melhoria no sistema de abastecimento de água em comunidades rurais do Estado, com valores estimados em cerca de R$ 100 milhões.
Também foi anunciado programa, executado via Banestes, visando à criação de linha de crédito voltada para a economia verde.