O projeto de implantação do novo Aquaviário na Região Metropolitana de Grande Vitória, aprovado na última quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa, foi sancionado nesta segunda-feira (19) pelo governador Renato Casagrande.
A partir de agora os técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) trabalharão na formulação do edital, que ainda não tem prazo para ser publicado, mas a expectativa da Setop é que isso ocorra antes do final do ano.
Depois de publicado o edital, as empresas terão um prazo de até 30 dias para apresentarem proposta. As intervenções para a implantação do novo aquaviário devem começar no ano que vem, mas sem prazos.
A empresa vencedora da licitação deverá ser a responsável por operar o sistema e fazer a manutenção das lanchas. A previsão é que o sistema seja composto por dez lanchas, com capacidade para 200 passageiros.
O sistema que será instalado na baía de Vitória, com integração da Prainha, Praça do Papa, Glória, Centro de Vitória, Rodoviária e Porto de Santana.
O projeto é visto como uma alternativa para diminuir o intenso fluxo de carros na Grande Vitória, melhorando a mobilidade urbana
Estudo
Em 2008, o então vice-governador do Estado e atual senador, Ricardo Ferraço, anunciou que o Aquaviário seria retomado. Um estudo, que seria desenvolvido no prazo de 120 dias, deveria apontar os custos do serviço.
Em 2011, o Governo do Estado deu início a um estudo para a retomada do sistema de transporte. A expectativa era de que o projeto fosse concluído em dezembro daquele mesmo ano. No entanto, não foi o que aconteceu. Em janeiro de 2012, a TV Vitória mostrou a situação de abandono do antigo terminal hidroviário Dom Bosco.
Em julho do ano passado, após uma audiência pública, o secretário Fábio Damasceno afirmou que a tarifa do sistema seria integrada ao valor da passagem do Sistema Transcol. Já no mês de agosto, afirmou que o edital para a implantação do sistema deveria ser lançado até o final daquele mesmo ano.
Somente em março do ano passado, o antigo terminal aquaviário começou a ser demolido.