A Secretaria de Estado da Saúde comprou 75 mil repelentes que serão distribuídos em toda a Grande Vitória. Além disso, foram adquiridos também 57 mil litros de inseticida para uso no fumacê. A medida foi adotada para prevenir a picada do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Os repelentes serão entregues em unidades de saúde da Grande Vitoria e distribuídos a partir do dia 11 de janeiro. As grávidas terão prioridade para receber o produto. O inseticida será utilizado a partir desta segunda-feira (28).
A compra dos repelentes é devido ao aumento do número de casos de dengue no Estado: até esta quarta-feira, o Espírito Santo registrou 825 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, nove deles confirmados laboratorialmente. Também foram notificados 25 bebês, entre nascidos e em gestação, com microcefalia.
A Sesa informou ainda que, a partir de fevereiro, as análises laboratoriais do mosquito da dengue que estavam sendo feitas no Rio de Janeiro, passarão a ser realizadas aqui no Estado.