Geral

Governo demite profissionais por mensagem de "homenagem" ao Dia do Jornalista

Mensagem recebeu o repúdio de vários profissionais da área. Mesmo ela tendo sido apagada pouco depois, diversos prints do post circularam pelas redes sociais durante o dia

Mensagem postada pelo Governo do Estado causou polêmica nas redes sociais Foto: Reprodução Facebook

Duas assessoras de comunicação do Governo do Estado, que teriam sido as responsáveis por uma publicação no Facebook em “homenagem” ao Dia do Jornalista, foram exoneradas nesta sexta-feira (07). A mensagem causou polêmica e recebeu o repúdio de vários profissionais da área, o que fez com que ela fosse apagada pouco depois. Mesmo assim, diversos prints do post circularam pelas redes sociais durante o dia.

A publicação era composta de um pequeno vídeo de um macaco batendo em um teclado de computador acompanhado da mensagem: “Hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas. Hoje é o nosso dia”. 

Após a postagem ser apagada, a jornalista e superintendente de Estado de Comunicação do Espírito Santo, Andréia Lopes, usou a mesma rede social e publicou um pedido de desculpas aos profissionais da área.

Confira:

“Peço desculpas publicamente em nome da Superintendência Estadual de Comunicação e do Governo do Espírito Santo pelo post absurdo publicado em nossas redes sociais em referência ao Dia do Jornalista, na manhã desta sexta-feira (07). Eu e minha equipe também nos sentimos ofendidos com essa publicação, que não nos representa, não representa a classe jornalística e o respeito que cada um dos profissionais merece. Como jornalista há 19 anos, profissão à qual me dedico com muito orgulho, eu também me sinto envergonhada e indignada com o desastre da abordagem num dia tão especial para todos nós. Nada justifica. Estava justamente reunida com nossos jornalistas que integram a Rede de Comunicação do Governo quando fui surpreendida com a notícia da publicação. Pedi imediatamente para que o post fosse retirado do ar, mas, como sei que isso não basta, fiz questão de pessoalmente me retratar publicamente com os colegas de profissão, que têm todo o respeito e admiração pelo trabalho diário que desempenham. Esse post definitivamente também não reflete o sentimento do Governo do Espírito Santo. Os jornalistas são profissionais essenciais para a democracia, são os olhos e a voz da sociedade, são motivo de orgulho, e não de brincadeiras que não têm nenhum tipo de explicação aceitável para que tenham sido feitas.”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) publicou uma nota em que lamentou e repudiou a atitude do governo estadual. De acordo com a nota, a formação ética e social dos profissionais foi ignorada na postagem.

Confira a nota na íntegra:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e a Fenaj lamentam e repudiam a atitude do governo estadual em postar nas suas redes sociais uma imagem de um macaco ‘batendo no teclado’ com os dizeres “hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas.” ignorando assim toda a formação ética e social dos profissionais responsáveis por levar informação de qualidade à sociedade. 
A postagem teve o repúdio de centenas de jornalistas e demais cidadãos indignados com a mensagem alusiva ao Dia do Jornalista, que ao contrário de valorizar a profissão, menosprezou toda capacidade dos profissionais na realização de suas atividades.
O Sindicato exige que o governo Hartung se retrate perante à sociedade em respeito e valorização a categoria e tomará todas as medidas cabíveis para resguardar os profissionais.”

A reportagem entrou em contato com a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), mas a superintendência ainda não se pronunciou sobre a exoneração das servidoras.