Três mil mudas começaram a ser plantadas nesta quarta-feira (23) em comemoração ao Dia Mundial da Água. A ação foi realizada em uma propriedade rural de Guaçuí que é atendida pelo Programa Reflorestar, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com apoio do Iema, do Incaper, da Associação de Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes) e da Prefeitura Municipal de Guaçuí.
As comemorações incluíram ainda uma solenidade em Alfredo Chaves para entrega de um cheque simbólico para 50 produtores rurais do Programa Reflorestar na Bacia do Benevente, que também recebeu seu Plano de Recursos Hídricos. No total, serão investidos R$ 1,3 milhão para a recuperação de 159 hectares e a conservação de outros 411 de floresta em pé.
Os produtores irão plantar aproximadamente 169.250 mudas de espécies da Mata Atlântica, além de mudas que conciliam proteção do solo e da água, com a geração de renda para o proprietário. Além de ajudar na recuperação de beiras de rios e córregos e de áreas de recarga de água, no local de plantio serão recuperadas pelo menos 20 nascentes.
“Passamos por um momento desafiador na gestão dos recursos hídricos do Estado. Precisamos nos mobilizar para avançar na mudança da atual relação dos brasileiros e capixabas com os recursos naturais. Ao invés de criticar ações exploratórias do passado, precisamos fazer um reequilíbrio dos recursos naturais existentes e para isso é necessário avançarmos no plantio de árvores, preservando nascente. Precisamos refletir e evoluir”, analisou o governador Paulo Hartung.
O governador disse ainda que além de uma ação educacional, a medida é um projeto piloto em que Governo do Estado estuda uma ação ampla de mobilização junto aos municípios.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) também realizou a entrega do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente. Com uma metodologia inovadora e participativa, este é o segundo plano a ser entregue no Estado (o primeiro foi o da Bacia do Rio Doce).