O Governo do Espírito Santo publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (09), o chamamento público para a seleção de Organização Social para o gerenciamento, operacionalização e execução de ações e serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O objetivo é levar o serviço de atendimento para outros 11 municípios da região norte do estado por meio do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo, o CIM Norte.
A expansão dos serviços do Samu para todo o território capixaba, tem sido o objetivo da Secretaria de Saúde (Sesa), que planeja atingir tal meta por meio do programa “Samu para todos”. Neste novo formato, os municípios beneficiados serão: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. O programa contará com cofinanciamento de custeio e investimento anual de aproximadamente R$ 8,7 milhões., que será dividido entre Estado e municípios.
Segundo o superintendente de saúde da região norte, Edilson Monteiro, com esta nova publicação, a região noroeste também será contemplada. “Com mais este edital, todos os 14 municípios da região norte de saúde serão contemplados com a expansão do SAMU para todos. Pelo Consórcio CIM Norte, serão 11 municípios e pelo Consórcio CIM Noroeste mais três, podendo, assim, garantir à ampliação ao acesso da população ao Samu 192”, contou.
Monteiro ainda afirma que a previsão é de 15 unidades de suporte básico e quatro de suporte avançado. Todos os 14 municípios vão contar com uma base do Samu 192.
Hoje, o atendimento do Samu 192 cobre 22 municípios capixabas com uma cobertura de 57,2% da população. Atualmente as cidades atendidas são: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Vitória.
SAMU para todos nas Regiões Central e Sul de saúde
Além da região norte, as áreas central e sul do estado, também estão com chamamento público em andamento a fim de ampliar a área de cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Na região central, os chamamentos estão divididos em dois consórcios que beneficiarão 18 municípios situados na região e mais três na região norte.
No sul, 18 municípios serão atendidos após a expansão do serviço. Os municípios de Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves, Itapemirim e Marataízes serão inseridos na segunda etapa do edital publicado pelo CIM Polo Sul.