Geral

Governo do ES anuncia plataforma digital que vai reunir serviços online para população

Os órgãos estaduais e as autarquias vão ter 90 dias para migrar os serviços e incrementar novas modalidades a serem oferecidas às pessoas

Foto: Raíssa Bravim | Folha Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e a secretária Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, apresentaram nesta quinta-feira (20) novas medidas de trabalho e de atendimento ao cidadão no serviço público. Segundo o governador, uma plataforma de serviços digitais começa a funcionar nos próximos dias no Estado e vai oferecer, de forma simples e acessível, diversas comodidades.

A ideia, segundo Lenise, é ter num só espaço, diversos serviços digitalizados para os cidadãos, como é feito com o Detran, por exemplo. Os órgãos estaduais e as autarquias vão ter 90 dias para migrar os serviços, incrementar novas modalidades a serem oferecidas às pessoas e criar um plano de trabalho para quem não ter serviço digital.

Alguns serviços já são disponibilizados nos sites de cada órgão estadual, mas a ideia é reunir todos eles num só portal para facilitar o acesso dos cidadãos.

“O que nós queremos é economizar. Economizar dinheiro e energia. E também promover a eficiência. O cidadão capixaba precisa de serviços mais rápidos e esses serviços podem estar online, 24 horas. É um passo importante que estamos dando”, disse o governador Renato Casagrande.

Teletrabalho

Ainda segundo a secretária, a modalidade de teletrabalho também será ampliada e incentivada em todas as secretarias. Neste ponto, Lenise ressalta a priorização de de videoconferências em reuniões de governo, que vai gerar uma redução de 30% no numero de carros para deslocamento de servidores. A frota remanescente será utilizada em espaços compartilhados para secretarias próximas.

A expectativa é de que até o final do ano, 10% dos servidores estejam atuando na modalidade de teletrabalho, segundo Lenise. Tudo será divulgado nos canais de transparência do governo e, na visão da secretária, as medidas vão dar mais qualidade de vida aos servidores.

O projeto de lei para aperfeiçoamento das regras para o teletrabalho foi assinado pelo governador e será encaminhado para debate na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Dentre as modificações propostas para o Teletrabalho (Lei Complementar Nº 874/2017) está a ampliação do público a que ela se destina e o aperfeiçoamento de regras, incluindo as que definem os perfis de servidores que têm prioridade na modalidade.

São eles: servidores com deficiência, que importe em dificuldade de locomoção diária; que tenham filhos, enteados, tutelados, cônjuge ou companheiro com deficiência, que residam no mesmo domicílio, que demandem cuidados especiais; portadores de doenças crônicas; gestantes e lactantes; com idade acima de 60 anos; que tenham filhos com idade de até cinco anos; e residentes em localidades mais distantes do órgão ou entidade em que esteja localizado.

Confira o anúncio completo: