O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (09), que vai assumir a administração da antiga sede social do Saldanha da Gama, no Forte São João, em Vitória. O espaço vai abrigar a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). A Fapes funciona hoje no Edifício América, na Avenida Fernando Ferrari, Mata da Praia.
A antiga sede do Saldanha atualmente pertence à Prefeitura de Vitória. Segundo o Governo do Estado, o local passará por reforma e será aberto ao público. Além disso, o Executivo estadual abrirá concessão pública para que no local funcione restaurante e lanchonete.
>> Governo estuda ocupar Saldanha da Gama e mira outros prédios históricos do Centro de Vitória
O imóvel chegou a ser doado, no ano passado, ao Serviço Social do Comércio do Espírito Santo (Sesc), do qual faz parte a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio). No entanto, a Fecomércio enviou um ofício à Prefeitura de Vitória informando que o Conselho Nacional do Sesc determinou que não seja assumida a responsabilidade ou doação de imóveis em virtude da queda de arrecadação da instituição.
A Fecomércio pretendia transformar o espaço no Museu da Colonização e da Migração do Solo Espírito-Santense. O prefeito Luciano Rezende chegou a sancionar uma lei que autorizava a doação do prédio para o Sesc.