Geral

Governo do ES disponibilizará 120 leitos de hospital para pacientes com coronavírus

Na próxima segunda-feira, o Estado vai decretar situação de emergência em saúde pública por causa do surto da doença

Foto: Breno Ribeiro

O Governo do Estado vai disponibilizar pelo menos 120 leitos de hospitais, na Grande Vitória, para tratamento de pacientes com Covid-19 (novo coronavírus). As vagas serão ofertadas em unidades de saúde na Serra, Vila Velha e Cariacica.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (13), durante entrevista coletiva no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, o governador Renato Casagrande também anunciou que o Estado vai decretar, na próxima segunda-feira (16), situação de emergência em saúde pública por causa do coronavírus.

Segundo o governador, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, serão reservados 24 leitos de UTI e semi-intensivo para pacientes com o novo coronavírus.

Também na Serra, o Hospital Estadual Dório Silva está em obras para que sejam disponibilizados 36 leitos de UTI, reservados para pacientes com Covid-19, e 14 vagas individuais para isolamento dos pacientes. Na unidade, também serão disponibilizados 15 leitos de semi-intensivo.

Em Vila Velha, o Hospital dos Ferroviários terá entre 15 e 30 leitos isolados. Já em Cariacica, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) disponibilizará 40 leitos de retaguarda, para dar suporte ao sistema de saúde.

Além disso, no interior do Estado, três hospitais de referência contarão com leitos para pacientes com o novo coronavírus: Roberto Silvares, em São Mateus, Santa Casa de Cachoeiro e Silvio Avidos, em Colatina.

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou, no entanto, que essas vagas serão colocadas à disposição de maneira gradativa. “A rede assistencial está se preparando e ela vai ser disponibilizada gradativamente. Não teria sentido algum eu, no dia de hoje, decretar que 150 leitos de UTI no Estado fiquem vazios, esperando os casos de coronavírus. É por fase, é por etapa, é à medida que os casos forem aparecendo, a gente vai tomando as medidas para adequar a disponibilidade de serviços para atender todos os casos de coronavírus”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, algumas cirurgias eletivas também podem ser suspensas para garantir o tratamento da doença. No entanto, segundo ele, a medida só será tomada caso haja alguma situação de emergência.

“As cirurgias eletivas, principalmente aquelas que demandam leitos de UTI em quadro pós-cirúrgico, são potencialmente possíveis de serem suspensas para poder estabelecer medidas de contingências durante algumas semanas ou alguns meses, para garantir a vida das pessoas que possam ser afetadas pelo coronavírus e que vão ter o seu leito de UTI garantido”, afirmou.

Até o momento, o Espírito Santo teve dois casos confirmados, sendo que, em um deles, a paciente já foi liberada do isolamento. Além disso, há 39 casos em apuração no estado e 48 foram descartados.