No Espírito Santo, um a cada três infectados pelo novo coronavírus são profissionais da saúde. Os números são preocupantes pelo fato deles estarem na linha de frente no combate à pandemia.
Diante desse quadro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirmou que o Governo estuda reservar quartos de hotéis para receber os profissionais e evitar que eles levem o vírus para dentro de casa.
Outra preocupação é a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponível para os profissionais da saúde. O Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, garante que o número é suficiente para atender e proteger todos os trabalhadores. “Nós compramos seis milhões de máscaras que serão disponibilizadas para nossas unidades hospitalares e para os municípios capixabas também”, afirmou.
A última atualização do painel Covid-19 mostrou que o número de trabalhadores infectados subiu para 819, o que representa um terço do total dos contaminados no estado. “Os profissionais tem um estado de exposição ao vírus maior do que a população em geral. Estamos num momento extremamente difícil, é uma luta diária para que os serviços sejam mantidos. Precisamos garantir que o sistema de saúde não seja prejudicado durante a pandemia”, esclareceu o Secretário.
Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória/Record TV.