Geral

Governo do ES lança nesta quinta plano para reforçar segurança escolar

Durante cerimônia no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande e secretários vão detalhar o que será feito para prevenir a violência nas escolas

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lança nesta quinta-feira (27) o Plano Estadual de Segurança Escolar, a partir das 10h da manhã, no Palácio Anchieta, em Vitória

A proposta já era a de apresentar a proposta até o final de abril, conforme foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), com o apoio da Secretaria de Educação (Sedu) e da Saúde.

LEIA TAMBÉM: Ramalho sobre ataques a escolas: “É preciso rever leis e maioridade”

Em entrevista ao Folha Vitória publicada no dia 9 de abril, o secretário da Segurança, coronel Alexandre Ramalho, explicou que o trabalho vinha sendo desenvolvido por um grupo estabelecido, chamado de Comitê de Segurança Escolar, que, nas palavras dele, congrega as forças de segurança, unindo Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

“A PM tem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd), os bombeiros têm a brigada que atende os jovens de 15 anos em diante; e ainda há o Papo Responsa, da Polícia Civil, que trabalha com os adolescentes no linguajar deles, então a área de segurança já tem alguma expertise. Mas teremos 15 grupos temáticos que, ao nosso entender, vão ajudar a dinamizar”, esclareceu.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre os grupos, Ramalho afirmou que há um específico para tratar de tecnologia, analisando quais as melhores opções a serem aplicadas no ambiente escolar, e um grupo de Inteligência, que também terá parceria com a Polícia Federal.

“Teremos um disque-denúncia exclusivo para as escolas, bem como pensamos em um código no Ciodes específico para levantar estatística. Também estamos planejando um fluxo para organizar quem vai fazer o quê, em que ordem, caso haja uma ocorrência, além de um núcleo dentro da PC para investigação nesses casos. Este pacote pretendemos encerrar no fim do mês, depois será apresentado o plano, de aspecto contributivo e participativo. A segurança pública não está sozinha, nem a educação”, adiantou o secretário.

Reforço de 300 psicólogos e assistentes sociais

Durante anúncio feito no último dia 11, no Palácio Anchieta, na presença do ministro da Educação, Camilo Santana, Casagrande divulgou que as escolas do Espírito Santo passarão a contar com 300 assistentes sociais e psicólogos visando à prestação de apoio socioemocional aos estudantes e profissionais da rede estadual.

Inicialmente, eles serão contratados via Designação Temporária (DT) e ficarão distribuídos nas superintendências de Educação, atendendo a grupos de escolas.

Conforme o governador, o reforço no suporte socioemocional nas escolas capixabas faz parte do Plano Estadual de Segurança Escolar, cujo foco é a prevenção à violência na rede pública de ensino.

“No dia 25 de novembro (de 2022) tivemos um episódio lamentável de ataques em escolas de Aracruz, que ficará marcado negativamente em nossa história. Desde então, aprofundamos o debate sobre esse tema”, disse Casagrande, na ocasião.

Os detalhes deste plano serão anunciados em cerimônia que deverá acontecer nesta quinta-feira (27), no Salão São Tiago, a partir das 10h, no Palácio Anchieta.