Geral

Governo do ES reserva 45 leitos de UTI para pacientes com covid-19 de outros estados

Espírito Santo já recebeu pacientes do Amazonas e de Rondônia, em função da falta de leitos para o tratamento da doença naqueles estados

Foto: Hélio Filho/Secom

Com uma menor pressão hospitalar, em função da redução de casos graves da covid-19 nas últimas semanas, o governo do Espírito Santo decidiu reservar 45 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de outros estados brasileiros que forem transferidos para o tratamento da doença. O Espírito Santo já recebeu pacientes do Amazonas e de Rondônia, em função da falta de leitos para o tratamento da doença naqueles estados.

No mês passado, 36 moradores de Manaus, infectados com o novo coronavírus, vieram para o Espírito Santo e foram internados no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra. Já neste mês, chegaram ao estado seis pacientes de Rondônia, que estão na mesma unidade de saúde.

Dos pacientes do Amazonas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 17 permanecem no hospital, sendo cinco em UTI e 12 em enfermaria. Cinco não resistiram ao tratamento e morreram e 14 tiveram alta e já voltaram para casa.

Em pronunciamento feito no final da tarde desta sexta-feira (12), o governador Renato Casagrande destacou a disponibilidade de leitos de UTI no Espírito Santo, que possibilita atender pacientes de estados que têm sofrido com o colapso nos hospitais.

“Tenho certeza de que se algum dia o Espírito Santo precisar, também os estados poderão nos atender. Mas neste momento é importante dar as mãos, de forma solidária, mostrando o espírito solidário dos capixabas. Essa solidariedade só é possível pela nossa organização, pelo nosso planejamento e pela nossa ação. É também uma forma da gente colaborar com cidadãos brasileiros e cidadãs brasileiras que estão, neste momento, precisando de ajuda”, ressaltou.

“É uma alegria a gente ver as pessoas voltando para a sua terra agradecidas aos capixabas. Tive a oportunidade de acompanhar os dois primeiros que tiveram alta do Hospital Dr. Jayme Santos Neves e é emocionante também ver como eles são gratos ao povo capixaba, a todos que colaboraram para que eles pudessem salvar suas vidas”, completou Casagrande.

O governador garantiu ainda que as pessoas de outros estados infectadas com a covid-19 que chegam ao Espírito Santo estão sendo devidamente isoladas dos demais pacientes do hospital. “São pacientes de outros estado, num ambiente totalmente isolado. Nós temos essa capacidade de isolar áreas e alas do hospital, para que não tenham contato com outros doentes daqui do estado do Espírito Santo”, afirmou.