Depois de cinco anos com interdições para a realização de obras em sua extensão, a Avenida Leitão da Silva, em Vitória, finalmente será totalmente liberada para o tráfego de veículos. A liberação total da avenida, ainda que de forma provisória, ocorrerá a partir desta terça-feira (16).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz Cesar Maretto Coura, na noite desta segunda-feira (15).
Segundo Casagrande, as seis faixas da avenida – três em cada sentido – estarão livres para os motoristas em toda a extensão da via. No entanto, o governador ressaltou que essa liberação não significa que as obras na Leitão da Silva estejam concluídas. Casagrande reafirmou que o prazo para o término das obras é novembro deste ano.
“Essa obra começou ainda no meu governo passado, em 2014, e ficamos os últimos quatro anos com a obra muito devagar, com muita dificuldade para os comerciantes, para os moradores desses bairros, para quem tinha que usar a Leitão da Silva. E agora a nova Leitão da Silva está ganhando corpo. É um compromisso nosso, de dar velocidade a essa obra e a outras obras que estavam muito devagar, para que a gente possa, de fato, melhorar a mobilidade da Região Metropolitana”, destacou Casagrande.
O governador frisou que alguns reparos ainda precisam ser feitos na avenida – a construção de uma ciclovia no canteiro central, a finalização das calçadas, a aplicação de uma nova camada de asfalto e a sinalização definitiva. Por isso, segundo ele, algumas interdições pontuais ainda serão feitas até a entrega definitiva da obra.
Leia também:
>> Governo ‘reforça’ obra na Leitão da Silva e quer entregar parte do trecho ainda em março
>> Fase final das obras na Leitão da Silva começa nesta semana e vai custar cerca de R$ 43 mi
>> Com obras próximas do fim, pontos de lojas voltam a ser procurados na Leitão da Silva
>> Trecho da Leitão da Silva é liberado, mas obra ainda não foi finalizada
>> Secretário de Obras de Casagrande fala sobre Aquaviário, Leitão da Silva e Terminal de Itaparica
>> As obras na avenida Leitão da Silva completam três anos e só devem acabar em 2018
De acordo com Maretto, um semáforo que está instalado na pista do sentido Beira-Mar – Maruípe será reposicionado, nesta terça-feira, na pista do sentido oposto. Atualmente esse semáforo é utilizado para dividir a pista em mão e contramão.
“Gostaria de pedir aos usuários que tivessem atenção. Nós ainda vamos fazer as calçadas, a faixa central para poder colocar a ciclovia. Então que utilizem, mas que utilizem bem essa nossa nova etapa da Leitão da Silva”, disse o diretor.
Confira o vídeo com o anúncio da liberação da avenida: