A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em força-tarefa,juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Polícia Ambiental e as Prefeituras de São Roque do Canaã e Santa Teresa, realizou uma fiscalização conjunta nos dois municípios que mais sofrem com a estiagem no noroeste do Espírito Santo.
O grupo percorreu os locais mais sensíveis e algumas propriedades que captam água para a irrigação de lavouras. Quatro produtores rurais foram flagrados utilizando o recurso hídrico no dia em que a captação estava proibida, de acordo com a Resolução emitida pela Agerh no início do mês.
Santa Teresa e São Roque do Canaã passam por rodízio de captação de água para irrigação
Os agricultores foram orientados a suspender a irrigação e a obedecer ao calendário de uso determinado pela autarquia. No momento, a Agerh não aplica multas nem lacra bombas que puxam a água, e conta com a compreensão e colaboração dos irrigantes.
De acordo com a Política Estadual de Recursos Hídricos, em situações de escassez, são considerados como prioritários os usos da água para o consumo humano e a dessedentação de animais.
Para não prejudicar a produção, o agricultor deve adotar algumas estratégias de manejo durante o período de estiagem e da restrição de uso do recurso hídrico:
Vistoriar o sistema de irrigação e corrigir os possíveis vazamentos e entupimentos;
Irrigar preferencialmente à noite, no início da manhã e na ausência de ventos, caso o sistema seja de aspersão;
Reduzir o tempo de irrigação em cada setor;
Priorizar as culturas em fase de maior exigência;
Fazer manejo da irrigação;
Não realizar novos plantios até normalização da situação.