Novas estratégias para redução dos índices de violência devem ser aplicadas no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, por meio do projeto Ocupação Social, do Governo do Estado.
A iniciativa foi tema de reunião, nesta segunda-feira (22), entre o prefeito Carlos Casteglione, o secretário estadual de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, representantes das polícias Militar e Civil e secretários municipais de Defesa Social, Educação, Saúde, Cultura e Desenvolvimento Social.
A aposta é na oferta de atividades que levem oportunidades e melhorias à população do bairro, especialmente às crianças, aos adolescentes e aos jovens, com idade entre 10 e 24 anos. Serão ações com foco em geração de renda e empreendedorismo, educação, lazer e cultura, esporte, saúde e prevenção social.
“A intenção do Governo do Estado é somar forças aos que já atuam na região do Zumbi. Por isso, precisamos do apoio da prefeitura e das entidades filantrópicas que trabalham com alguma atividade nesse bairro”, afirmou Evaldo Martinelli.
“Essa força do Estado, somada ao que a prefeitura já realiza na região, será muito importante para a população”, disse o comandante do 9º Batalhão da PM, Coronel Marin.
O cronograma de trabalho do Ocupação Social começa a ser formulado na próxima segunda-feira (29), em nova reunião no município. A primeira etapa será a realização de uma pesquisa de campo no Zumbi, por meio da qual serão levantadas as características sociais do bairro, assim como georreferenciados os pontos de interesse, a exemplo dos equipamentos públicos (escolas, unidades de saúde, postos policiais), do comércio local e de áreas de lazer. Também haverá entrevistas com os moradores.