O governador Paulo Hartung assinou, nesta sexta-feira (26), na Residência Oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, o decreto que cria a Delegacia Especializada em Crimes Contra Estabelecimentos Comerciais. A nova unidade policial passa a existir imediatamente após a publicação no Diário Oficial do Estado (DIO-ES).
A delegacia funcionará no prédio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), na Avenida Marechal Campos, no bairro Bonfim, em Vitória. O delegado Fabiano Rosa, chefe da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), ficará à frente da nova unidade policial.
“Dias atrás tivemos uma sequência de crimes atingindo o comércio capixaba. Rapidamente nossas instituições de segurança atuaram e dialogaram com o segmento. Dessas reuniões, surgiram convergências e cooperações. No bojo do debate houve a proposta de criarmos uma delegacia especializada e, hoje, estamos oficializando esse fato”, explicou o governador Paulo Hartung.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, explicou que a criação da delegacia é uma das medidas já adotadas no combate ao crime contra o patrimônio nessa modalidade. “Já criamos um grupo de trabalho das polícias com os comerciantes e também há um projeto de lei que cassa a Inscrição Estadual de empresas que compram produtos roubados de outros estabelecimentos comerciais”, lembrou o secretário.
Nylton Rodrigues afirmou ainda que a delegacia vai ter à disposição todo o efetivo do Deic. “Novas viaturas chegarão em breve para a delegacia. O mais importante é o comerciante ter uma referência para registrar a ocorrência. Lembrando que, para isso, a empresa tem de estar credenciada adequadamente na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)”, ressaltou o secretário.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, disse que é uma “alegria” participar da assinatura do decreto. “Procuramos o governo e prontamente fomos atendidos pelo secretário Nylton, pela polícia e também pelo Poder Judiciário. Com certeza, teremos maior proximidade”, pontuou Sepulcri.
O delegado Fabiano Rosa afirmou que, com a nova delegacia, haverá uma resposta mais rápida. O chefe do Deic, delegado Romualdo Gianordoli, também destacou que a delegacia terá ainda cunho educativo, havendo espaço para conscientizar a população.