Geral

Governo do Sri Lanka realiza funeral oficial das vítimas de atentado em igrejas nesta terça-feira

A celebração será realizada na Igreja Katuwapitya, em Negambo, poucos quilômetros ao norte de Colombo

Foto: Reprodução / Instagram

O governo do Sri Lanka homenageará nesta terça-feira (23) as vítimas dos ataques ocorridos em três igrejas cristãs durante as celebrações de Páscoa neste domingo (21). O funeral oficial será realizado na Igreja Katuwapitya, em Negambo, poucos quilômetros ao norte de Colombo.

Após o atentado, o governo do país anunciou a decisão de bloquear as redes sociais no território nacional. A intervenção, realizada ontem, provocou duras críticas. Foram bloqueados o Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Viber, Snapchat e Messenger. A ONG NetBlocks, que defende os direitos digitais, diz que a medida prejudica o fluxo de informações.

Leia também: Atentados no Sri Lanka: o que sabemos sobre os ataques com 290 mortos

Uma nova explosão ocorreu nesta segunda-feira (22) em Colombo, quando agentes do esquadrão antibombas tentavam desativar uma bomba em uma van perto da igreja de Santo Antônio, uma das atingidas no domingo. Ninguém ficou ferido.

Vítimas

Três dinamarqueses que morreram nos atentados de domingo no Sri Lanka são filhos de Anders Holch Povlsen, dono do grupo de moda Bestseller e um dos homens mais ricos da Dinamarca. A empresa de Povlsen possui marcas como Only, Vero Moda e Jack&Jones e conta com uma rede de 2,7 mil lojas em Europa, Américas, Oriente Médio, Austrália e Índia.

Além dos jovens dinamarqueses, quatro americanos morreram nos ataques. O Departamento de Estado pediu ontem que os americanos no Sri Lanka tenham atenção dobrada.

* Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.