Geral

Governo Federal libera saque de FGTS para atingidos por temporal em MG e na BA

Foi decretada situação de emergência em 17 cidades da Bahia e 31 de Minas Gerias. Defesa Civil informou que são 406 pessoas desabrigadas e 3.872 desalojadas só no estado mineiro

Foto: Foto: R7/Randal Renye

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã deste sábado (11), que a Caixa irá liberar o saque do FGTS para moradores de áreas atingidas por enchentes no Sul da Bahia e norte de Minas.

A liberação dos recursos, porém, depende de indicação prévia por parte das prefeituras que decretarem estado de calamidade pública.

Ainda nesta sexta (10), o governo federal decretou situação de emergência em 17 cidades no sul da Baia e em 31 de Minas Gerais após fortes chuvas atingirem os dois estados nos últimos dias.

De acordo com a Defesa Civil, são 406 pessoas desabrigadas e 3.872 desalojadas em Minas Gerais. Em Ilhéus, cidade baiana, pelo menos 16 casas desabaram e diversas rodovias que passam na região foram interditadas.

O volume de chuva anormal acontece devido à passagem de um ciclone subtropical no oceano. 

Uma criança morreu após casa ser soterrada por deslizamento

Em Pescador, cidade localizada a 412 km de Belo Horizonte, uma criança de 2 anos morreu após a casa onde vivia ser soterrada por um deslizamento

Outra morte aconteceu em Engenheiro Caldas, no Vale do Rio Doce, a 290 km da capital.

Na nota divulgada neste sábado (11), pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o governo informou que a Defesa Civil Nacional enviou equipes de apoio a todos os municípios atingidos.

Leia a nota:

O Governo Federal, por meio do MDR, reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em 17 cidades do sul da Bahia e 31 cidades de Minas Gerais atingidas por fortes chuvas.

Bahia: desde o dia 29/11, a Defesa Civil Nacional está no estado para dar apoio a municípios atingidos pelo desastre, além de dar suporte nos pedidos de solicitação de recursos.

Minas Gerais: foi reconhecida a situação de emergência em 31 cidades atingidas por fortes chuvas desde terça-feira (7). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas.

Com informações do Portal de Notícias R7 *