A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 86 municípios baianos em decorrência das chuvas intensas na região. A Portaria está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28.
Tiveram situação de emergência reconhecida os seguintes municípios: Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belo Campo, Brejões, Brejolândia, Buerarema, Caatiba, Cachoeira, Caetanos, Camacan, Camamu, Canavieiras, Caturama, Coaraci, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Dom Basílio, Esplanada, Feira de Santana, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaeté, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituberá, Jequié, Jitaúna, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Pau Brasil, Piraí do Norte, Poções, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santanópolis, São Félix, Sapeaçu, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Taperoá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista, Wanderley, Wenceslau Guimarães.
Bombeiros do ES estão na Bahia para ajudar vítimas
Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo viajaram para o município de Itabuna, na Bahia. A localidade está em situação de emergência por conta das chuvas intensas que atingem a região.
De acordo com a corporação capixaba, dez militares comandados pelo coronel Meriguetti irão reforçar o atendimento das ocorrências. A equipe é formada ainda por dois capitães, três sargentos e quatro cabos.
O tenente-coronel Carlos Wagner disse ao Folha Vitória que as equipes que estão na Bahia já têm experiência no salvamento e resgate de vítimas de enchentes por conta do trabalho realizado nas grandes inundações que atingiram o Espírito Santo em 2013 e 2020.
Além do reforço nas equipes, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo também enviou equipamentos e veículos para ajudar no atendimento das ocorrências. Entre eles, um micro ônibus 4×4, uma caminhonete 4×4, cinco embarcações e materiais de resgate em alturas e águas rápidas.
Em vídeos e fotos cedidas pela corporação capixaba é possível ver a situação na região de Itabuna. Nas imagens, as ruas e avenidas aparecem totalmente tomadas pela água. A locomoção é realizada por meio de botes.
Leia também:
>> VÍDEO | Bombeiros do ES estão na Bahia para ajudar vítimas da chuva
>> Fortes chuvas interrompem fornecimento de energia em cidades da Bahia