Geral

Produtores rurais proibidos de fazer queima por causa da escassez de chuva no Estado

Governo suspende as autorizações de queimadas controladas pelo Idaf, por causa da forte estiagem que atinge todo o Espírito Santo. Autorizações em vigências serão revogadas

Queimas controladas estão proibidas Foto: Divulgação/Governo

As queimadas estão proibidas pelo Governo do Estado por causa do tempo seco e escassez de chuva. As autorizações de queima controlada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf) ficam proibidas a partir desta terça-feira (03). Autorizações que já foram emitidas e aquelas que ainda estão em vigência serão revogadas.

A decisão do governo foi para evitar que as queimadas tomem proporções maiores ao atingirem a vegetação. A suspensão das queimas costumava acontecer entre maio a outubro, mas a medida agora vale por tempo indeterminado.

 A única exceção é para procedimentos especiais de emissão de autorização para o emprego do fogo como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar e em áreas com infestações de pragas e doenças em culturas agrícolas. Mesmo nessas situações, a queima só pode ocorrer com a devida autorização do Idaf. 

Seca assusta todo o Estado:

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.