O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta quinta-feira (05), a publicação do edital para contratação de uma empresa que será responsável pela instalação do Cerco Inteligente em 1.500 pistas em rodovias de acesso dos 78 municípios capixabas.
O sistema será semelhante ao existente em Vitória, com câmeras e equipamentos de alta tecnologia, e será utilizado na identificação de carros irregulares, assaltos, sequestros, veículos roubados, fiscalização de transporte de rochas ornamentais e outras situações que podem oferecer risco ao trânsito e a sociedade capixaba.
O Cerco será implantado em fases, sendo que a primeira dela contemplará os municípios da Grande Vitória e suas fronteiras. Logo após, será expandido para os municípios do interior.
O edital para contratação do serviço será publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (06).
Segundo o governo, a estimativa é de que o investimento no projeto seja de R$ 160 milhões, valor que deverá ser reduzido após a concorrência entre as empresas durante o processo de contratação. O recurso será investido ao longo de cinco anos desde a implantação até a manutenção do Cerco.
As informações colhidas através do sistema serão compartilhadas entre várias áreas, como Segurança Pública, Detran, e Secretaria da Fazenda, de Agricultura e Meio Ambiente.
“Estamos publicando esse edital para incorporar tecnologia no combate à criminalidade. Não é uma tarefa fácil devido a audácia dos grupos criminosos e até pela capacidade de aquisição de armas e equipamentos que os criminosos têm. Por isso, temos que estar um passo à frente e usar a tecnologia para inibir esses atos criminosos. O Cerco Inteligente já é usado na cidade de Vitória e agora será estendido primeiramente para a Região Metropolitana. As faixas de pedestres e balanças de cargas serão monitoradas, bem como toda a vigilância da Fazenda e do Meio Ambiente voltadas à proteção dos capixabas”, explicou o governador Casagrande.
Implantação
Após a publicação do edital, o certame será realizado no dia 18 de novembro, às 14h, e será admitida a realização de consórcio entre empresas e subcontratação, a fim de ampliar a participação de empresas e garantir a competitividade. A implantação do Cerco Inteligente se dará em até 180 dias após a emissão da Ordem de Serviço.
* Com informações do governo do Espírito Santo