Geral

Grafiteiro responde mensagens de ódio em banheiro feminino de escola pública

A iniciativa da escola e o projeto do artista foram elogiados nas redes sociais

Foto: Reprodução / Instagram

A ação de um grafiteiro paulista chamou atenção nas redes sociais no início desta semana. Samuel Freiria, 46 anos, respondeu mensagens de ódio, ofensas e incitações ao suicídio em um banheiro feminino de uma escola pública de Franca, em São Paulo, com frases positivas para os adolescentes. 

O artista foi convidado pela vice-diretora da Escola Estadual Maria Pia Silva Castro, que estava preocupada com a atitude das jovens. “Eu fiquei incomodada, com tristeza das frases. Pensei em colar aqueles adesivos na parede, mas ficaria muito caro e entrei em contato com grafiteiros, que me indicaram o Samuel”, contou.

Quando viu as mensagens no banheiro, Samuel decidiu que deveria responder às mensagens, para que as adolescentes percebessem que não estavam sozinhas. “Não vou apagar. Vou colocar respostas de apoio e manter o desenho para outras pessoas verem e deixar espaço para respostas também”, explicou.

Uma estudante escreveu “Se todo mundo desiste de mim, por que eu não posso?” na parede do banheiro e teve um resposta do grafiteiro que respondeu dizendo: “Porque você é especial para alguém”. Além de algumas frases motivacionais que foram deixadas pelo ambiente como “Depressão não é frescura. Fale, escreva, escute” e “Você é corajosa”. O artista ainda deixou um espaço para que as alunas se motivem com frases positivas. 

Ele conta ter ficado bastante preocupado com o que viu e queria achar uma boa saída para a questão. “É tão real e atual [caso de depressão e suicídio] que merece atenção. Como está a cabeça dessa molecada para escrever esse texto?”, questionou o artista, que tem uma filha adolescente.

Repercussão

Após a ação do artista, no último domingo (22), as estudantes se surpreenderam quando foram as aulas. Diversas fotos foram compartilhadas nas redes sociais e a atitude do grafiteiro e da escola foi extremamente elogiada pelos internautas.