Um espaço repleto de carinho e afeto, o Muro da Vó Linda está sendo pintado por grafiteiros em Vitória. Ter o muro repleto de pinturas é o sonho de vida da vovó Lindinalva da Silva, de 95 anos. A intervenção artística marca a história de vida da idosa e conta com brechós, arte, música e muito amor.
A primeira edição do Muro da Vó Linda foi realizada em 2019, na Avenida Vitória, quando diversos artistas e grafiteiros pintaram o muro. Porém ocorreu um acidente no cruzamento e um carro bateu e destruiu parte do muro. Atualmente, o muro foi reconstruído e começou a ser pintado novamente.
A segunda edição para a pintura do muro traz consigo diversos artistas locais e também artistas de fora, que vieram para participar da 6° edição do maior festival de grafite do Brasil, o Origraffes, que aconteceu em Feu Rosa, na Serra, entre os dias 15 e 17 de dezembro.
O evento para pintar o muro da Vó Linda começou no dia 14 de dezembro e ainda continua com as finalizações das pinturas, por conta do muro ser muito grande.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A história da vovó Lindinalva começa com sua chegada aos cinco anos de idade em Vitória. Nascida em Alagoas, a vovó vem de família nordestina. Sua neta, a bióloga Quênia Nascimento, diz que a história do Muro da Vó Linda retrata a história na cidade.
“A fachada vai acompanhando o progresso da cidade. Ela mora lá há 65 anos. Antigamente, os portões eram localizados em outro ugar, o muro era baixo, tinha um ponto de ônibus na frente da casa, e não tem mais”, relatou Quênia.
LEIA TAMBÉM: Chico e Pretinha: veja lista de nomes e raças mais comuns de pets
Quênia conta que a avó ama receber as pessoas, e que o quintal da casa sempre vive cheio. Em vídeo, a vovó diz que era o sonho dela desde de nova.
Veja o vídeo:
Na primeira edição do Muro da Vó Linda, foi pintada uma imagem da família: a vovó e seus 8 filhos. No entanto, seu filho mais velho veio a morrer. Em seguida um acidente durante a madrugada destruiu parcialmente o muro, apagando parte das lembranças da família.
LEIA TAMBÉM: Cidades do ES recebem alerta laranja para tempestade com granizo
Veja as pinturas do Muro da Vó Linda:
A vovó se emociona ao ver as imagens estampadas em seu muro, e diz que mexeu muito com o coração dela:
“Essas raízes representam eu, a mãe junto com os filhos. E a raiz sou eu. Eu fiquei muito feliz de ver meu filho mais velho. Ele era um filho que não deixava um irmão passar necessidade, deixava tudo que tinha e ia socorrer quem precisasse”, relata a vovó Lindinalva.
As pinturas estão sendo feitas pelos artistas Thiago Balbino, Xchex, Ode, Mc Marechal, Fhero e Edmun, Musca, Design do Jonh e China, Sista Ilu – Luisa Aguiar e Nando Pontes, sendo que alguns deles fazem parte do cenário artístico capixaba.
LEIA TAMBÉM: “Foi acidente?”, questiona família de criança achada morta em represa no ES
*Texto do estagiário Raul Rodrigues, sob a supervisão da editora Elisa Rangel