Geral

Grande Vitória: descarte irregular de lixo coloca em risco profissionais que realizam a coleta

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que a população saiba acondicionar o lixo de maneira correta

Foto: Reprodução TV Vitória

O descarte irregular de lixo ainda é um problema para as prefeituras dos municípios da Grande Vitória. Em Vila Velha, por exemplo, foram registrados 55 acidentes envolvendo profissionais que realizam a coleta de lixo desde o ano passado. Em Vitória, foram 27 acidentes no ano passado, e 11 este ano. Em Cariacica, a média é de 3 acidentes por mês.

Em sua maioria, foram cortes provocados por vidro ou perfurações por agulha e outros objetos cortantes. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que a população saiba acondicionar o lixo de maneira correta. 

No município canela-verde, é possível descartar o lixo em contentores instalados nos bairros. Após a instalação deles, o número de acidentes começou a reduzir. 

“O cidadão que quebrou uma garrafa em casa, um copo, ele pode pegar uma caixa de leite, de sapato, cortar, colocar dentro e, se possível, identificar. Com isso, quando o coletor chega, ele já vê que ali tem perigo, então já vai pegar com certo cuidado, separar certinho. Isso ajuda bastante”, afirma o técnico em Segurança do Trabalho, Francisco Costa Ribeiro, 

Ao descartar o lixo, a aposentada Maria Auxiliadora Neves utiliza isopor para diminuir o risco do vidro machucar os coletores. “Embrulho no papel e coloco em um saco. Escrevo “vidro quebrado” e coloco, assim, na lixeira”, contou ela. 

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.