Dezoito pessoas ficaram desalojas após o temporal que atingiu o Espírito Santo na tarde de quarta-feira (17). De acordo com o boletim mais recente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado nesta manhã, treze pessoas precisaram deixar suas casas no município de Vila Velha, duas em Cariacica e três em Iúna, no sul do estado. Até o momento, não há interdição nas rodovias.
Nesta quinta-feira (18), segundo a Defesa Civil, deve ocorrer um aumento de nebulosidade, com previsão de pancadas de chuva, trovoadas e acumulado expressivo em alguns trechos. Diante disso, cinco municípios estão sob alerta moderado para risco de deslizamento de terra: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Santa Leopoldina.
OCORRÊNCIAS NA GRANDE VITÓRIA
Em Vila Velha, um deslizamento de terra próximo a uma residência no bairro Jaburuna deixou seis pessoas desalojadas. Um outro deslizamento provocou o desabamento de parte de uma construção abandonada, que atingiu o muro de uma residência. Sete pessoas precisaram sair de casa. A Defesa Civil municipal informou que irá até o local para vistoriar a edificação.
Foram registrados pontos de alagamento nos bairros Itapuã, Cristóvão Colombo e Praia da Costa, além de destelhamento de algumas residências e queda de árvore em Santa Inês e Coqueiral de Itaparica.
A Secretaria de Serviços Urbanos já está realizando a limpeza das vias mais afetadas na cidade, trabalho que teve início ainda na noite de quarta-feira.
Vitória
Na capital, não há registro de desalojados ou desabrigados, mas outros tipos de ocorrência foram atendidas. No bairro Conquista, na rua Santa Rita de Cássia, houve desabamento parcial de uma casa. A Defesa Civil esteve no local e orientou os moradores a passar a noite em um local mais seguro.
Além disso, foram registradas queda de árvores nos bairros Enseada do Suá, Ilha de Santa Maria, Centro, Goiabeiras, Praia do Canto, Ilha do Frade, e também na reta do antigo aeroporto. O atendimento foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio dos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal.
A região com mais danos foi a Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia, no sentido Centro. A via ficou totalmente interditada, no sentido Leitão da Silva após a queda de uma árvores e fios de alta tensão. AEDP e Central de Serviços estiveram no local.
A queda de uma árvore na rua Taciano Abaurre, na Enseada do Suá, também provocou interdições na via, que foi liberada por volta de 22h30.
No Hospital Santa Rita, a chuva provocou destelhamento em parte da Enfermaria SUS e bloqueio no acesso ao Pronto-Socorro. Em nota, o hospital informou que 10 pacientes precisaram ser remanejados para outros quartos. Ninguém ficou ferido e não houve prejuízo à continuidade dos atendimentos e tratamentos médicos.
Cariacica
Em Cariacica, uma árvore caiu em frente à uma residência, no bairro Oriente. Uma família precisou sair de casa e foi encaminhada para casa de parentes até que seja realizado o trabalho de remoção.
No bairro Santo Antônio, uma casa foi destelhada e está sob risco de desabamento. Em Vila Merlo, houve deslizamento de talude atrás de uma residência, na rua Cleiton de Freitas.
Em Jardim Campo Grande, houve queda de muro sobre um residência. Não há registro de feridos em nenhuma das ocorrências.
Acumulados de chuva nas últimas 24 horas
Afonso Claudio – 70 milímetros
Ibatiba – 58 milímetros
Brejetuba – 51 milímetros
Vitória – 50 milímetros
Mantenópolis – 48 milímetros
Rio Bananal – 47 milímetros
Ecoporanga – 46 milímetros
Nova Venécia – 42 milímetros
Água Doce Do Norte – 40 milímetros
Vila Pavão – 38 milímetros
Governador Lindenberg – 37 milímetros
Pancas – 36 milímetros
Guaçuí – 35 milímetros
Vila Velha – 33 milímetros
Laranja Da Terra – 32 milímetros
Marechal Floriano – 30 milímetros
Barra De São Francisco – 29 milímetros
Venda nova do Imigrante – 29 milímetros
19 São Domingos Do Norte – 27 milímetros
Previsão do tempo
A chuva deve continuar no Espírito Santo pelo menos até o próximo domingo (21). Nesta quinta-feira (18), a previsão é de muitas pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de raios e vento forte. Há risco de temporais à tarde e à noite em todas as regiões.
Na Grande Vitória, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apesar do tempo chuvoso, o dia segue abafado e com temperatura mínima de 24 °C e máxima de 33 °C.