Geral

Grande Vitória vai ampliar número de escolas em tempo integral para crianças de até 5 anos

Atualmente, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana contam com 22 escolas com essa modalidade para esse público. No ano que vem, número deve subir para 35

Foto: Freepik

A quantidade de escolas municipais de ensino infantil em tempo integral vai aumentar na Grande Vitória no ano que vem. Além disso, alguns municípios ainda estudam a viabilidade de ampliar a oferta de instituições que ofereçam educação em tempo integral para crianças de até 5 anos.

Atualmente, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana contam com 22 escolas que oferecem essa modalidade de ensino para esse público. Em 2024, há uma expectativa para que esse número suba para 35.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Vitória é a cidade que possui a maior quantidade de unidades (Umei) e centros municipais de educação infantil (Cmei) em tempo integral na Região Metropolitana: 11 no total. Segundo a prefeitura, outras 11 devem começar a funcionar no ano que vem.

A Serra é outro município que tem previsão de aumentar a quantidade de instituições de ensino infantil com educação integral em 2024, passando das atuais duas para quatro.

Em algumas cidades, o período para matricular as crianças nessas unidades começa no fim do ano, mas em outras o cadastro pode ser feito em qualquer época.

Geralmente, os critérios de priorização de crianças a serem matriculadas nas instituições de ensino levam em consideração se o aluno já é matriculado naquela escola, se ele mora no mesmo bairro, se possui algum irmão estudando nela, se o pai ou a mãe trabalham nessa unidade, entre outros.

Basicamente, os pais ou qualquer outro responsável legal pela criança que conseguir a vaga precisam comparecer à secretaria da escola com alguns documentos, como comprovante de residência e certidão de nascimento do aluno.

Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei 13.005/2014, as unidades de ensino em tempo integral devem oferecer uma carga horária diária de pelo menos 7 horas aos estudantes.

A proposta da educação em tempo integral consiste em aumentar o tempo de permanência dos estudantes nos espaços escolares.

Além de aprenderem as disciplinas tradicionais, os alunos podem ter acesso a oficinas temáticas e também a aulas de dança, música, teatro, entre outras atividades.

Confira a disponibilidade de Umeis e Cmeis de tempo integral na Grande Vitória para crianças até 5 anos

Vitória

Atualmente, a capital Vitória possui 11 centros municipais de educação infantil em tempo integral. De acordo com a prefeitura, em 2024 o município contará com mais cinco Cmeis em tempo integral. 

Além disso, seis centros de educação infantil estão em processo de transição, nos quais 50% das matrículas serão destinadas ao tempo parcial e 50% ao tempo integral. 

Cmeis em tempo integral atualmente:
– Aécio Bispo dos Santos, em Jaburu
– Dom João Batista da Motta e Albuquerque, na Praia do Suá
– Robson José Nassur Peixoto, no Forte São João
– Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa
– Menino Jesus, no Centro
– Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista
– Carlita Corrêa Pereira, na Piedade
– Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras
– Luiz Carlos Grecco, na Ilha de Santa Maria
– Luiza Pereira Muniz Corrêa, em Mário Cypreste
– Maria Goretti Coutinho Cosme, no Cruzamento

Cmeis que passarão a ser tempo integral em 2024
– Valdivia da Penha Antunes Rodrigues, em Santos Dumont
– Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Gurigica
– Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro
– Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi
– Doutor Denizar Santos, na Ilha do Príncipe

Cmeis em transição em 2024
– Maria Nazareth Menegueli, em Andorinhas
– Magnólia Dias Miranda Cunha, na Ilha das Caieiras
– Padre Giovanni Bartesaghi, na Ilha das Caieiras
– Eldina Maria Soares Braga, no bairro Grande Vitória
– Rubens Duarte de Albuquerque, no Alto Itararé
– Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D´Arc

Em Vitória, a educação infantil atende a crianças nos segmentos creche (6 meses a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). A carga horária das escolas de tempo integral é de nove horas.

Foto: Divulgação/PMV
Cmei Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, deverá oferecer educação em tempo integral a partir de 2024

O currículo da educação infantil inclui o acolhimento da criança na unidade de ensino; o momento integrador, que envolve o banho, a higienização e o descanso; os ambientes temáticos, que são espaços de aprendizagem ocupados pelas crianças com contextos preparados pelos professores; e as oficinas temáticas — mais presentes na pré-escola —, em que a criança tem autonomia para escolher em qual ela quer participar fazendo sua própria inscrição.

As crianças que já estão matriculadas nas unidades de ensino que se tornarão tempo integral e cujos pais ou responsáveis tenham interesse em mantê-las no mesmo local têm prioridade na rematrícula, que geralmente é feita em novembro. 

Em novembro também é aberto o período de cadastramento para novas matrículas para o ano seguinte. Esse é o momento em que os pais ou responsáveis devem ir até uma das unidades da rede de ensino de Vitória para fazer um cadastro, demonstrando interesse em uma vaga em determinada escola. 

Para realizar esse cadastramento, o responsável legal pela criança deve comparecer à secretaria da unidade de ensino e apresentar os seguintes documentos:

– comprovante de residência no município de Vitória, preferencialmente por meio da fatura de energia elétrica, atualizado, em nome do pai/mãe/responsável legal; caso não seja possível, pode ser apresentada conta de água, comprovante de telefonia, comprovante de TV a cabo ou boleto de condomínio;
– certidão de nascimento da criança;
– CPF da criança, caso possua;
– documento de identificação com foto e CPF do pai/mãe/responsável legal.
– laudo médico, para criança público-alvo da educação especial;
– documento(s) comprobatório(s) do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso (somente para a mulher em situação de violência doméstica e familiar);

Já em dezembro é aberto o período de matrícula nos Cmeis. Nessa etapa, as escolas ligam para o número de telefone informado no cadastro para confirmar ou não o interesse na vaga indicada. 

Para efetuar as matrículas, a Prefeitura de Vitória obedece a alguns critérios de priorização da fila de solicitação de vagas. 

Têm preferência os alunos que residem no bairro da unidade de ensino, além de crianças da educação especial; que a mãe esteja em situação de violência doméstica e familiar; que tenha irmãos estudando nessa unidade escolar; ou que o aluno seja filho de servidor da educação na unidade em que for manifestado o interesse.

Ao solicitar transferência de uma unidade de ensino para outra ou uma matrícula nova, o cadastro eletrônico da criança será posicionado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), de forma automática, em ordem crescente, na lista de solicitação de vaga de cada unidade de ensino, conforme os critérios de prioridade.

Vila Velha

A rede municipal de ensino de Vila Velha conta atualmente com três escolas de ensino infantil em tempo integral. São elas: UMEIEFTI Reverendo Waldomiro Martins Ferreira (Xuri), UMEITI Izabel Correia da Silva (São Torquato) e UMEI Casulo do Vovô (Praia da Costa).

A prefeitura informou que um estudo de demanda está sendo realizado para a abertura de novas vagas para 2024 e que a Secretaria Municipal de Educação está em avaliação de viabilidade para inaugurar mais uma Umei de tempo integral, na Região 3 do município.

Essa região compreende os bairros 1º de Maio, Aribiri, Ataíde, Argolas, Chácara do Conde, Dom João Batista, Ilha da Conceição, Ilha das Flores, Paul, Sagrada Família, Santa Rita, Vila Batista, Vila Garrido e Zumbi dos Palmares.

As aulas nas escolas de tempo integral para a educação infantil, em Vila Velha, possuem oito horas de duração, ocorrendo das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a prefeitura, existe um calendário para matrículas e rematrículas previamente definido e divulgado pela administração municipal, mas o cadastro pode ser feito em qualquer período do ano. 

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha entra em contato conforme vão surgindo vagas no Sistema de Gestão Escolar. Segundo a prefeitura, a chamada de matrícula segue a ordem de cadastro nesse sistema.

Para realizar o cadastro, o responsável deve comparecer à escola com o comprovante de residência original atualizado, certidão de nascimento ou outro documento oficial do aluno, cartão de vacina e CPF.

Serra

Na Serra, atualmente há dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em tempo integral. São eles: o Geralda Carvalho Patrocínio, em Planalto Serrano Bloco A, e o Professora Maria Madalena Prado da Silva, em Campinho da Serra I.

De acordo com a prefeitura, haverá a entrega de dois novos centros de educação infantil com horário integral: Divinópolis, no bairro Divinópolis, e Vovô Rely, em Pitanga, totalizando 400 vagas (200 em cada).

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra
Cmei Professora Maria Madalena Prado da Silva é uma das escolas que oferecem ensino integral na Serra

As unidades escolares de período integral da Serra também oferecem nove horas diárias, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. 

Nesse período, as crianças fazem quatro refeições, sendo o desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde/jantar. 

Além da rotina regular de ensino, durante o chamado contraturno escolar, a criança recebe acompanhamento pedagógico e realiza diferentes atividades, tendo como objetivo seu pleno desenvolvimento motor e cognitivo.

Assim como em Vila Velha, na Serra, o cadastro de reserva para uma das vagas nos Cmeis pode ser feito em qualquer época do ano, pois é um cadastro permanente. 

Os centros de educação infantil, tanto os convencionais quanto os de horário integral, atendem a crianças de 1 a 5 anos, completos até o dia 31 de março do corrente ano.

Para realizar o cadastro de reserva, os pais ou responsáveis devem ir ao Cmei escolhido e levar comprovante de residência em nome dos pais e certidão de nascimento da criança. 

Para as crianças do município sem matrículas, os responsáveis podem procurar o Cmei mais próximo e fazer a inscrição no cadastro de reserva. 

Há prioridade para as crianças moradoras do bairro onde está o Cmei, quem já tem irmão matriculado na unidade desejada, criança que faz parte do público de Educação Especial (conforme apresentação de laudo médico), criança filha de mulher com histórico de vítima de violência doméstica ou criança sob tutela de idosos acima de 60 anos. 

De acordo com a Prefeitura da Serra, os Cmeis convocam para matrícula durante todo ano letivo, conforme vagas disponíveis e classificação no cadastro de reserva.

Cariacica

Já Cariacica oferece, atualmente, três centros municipais de educação infantil em tempo integral, que atendem crianças de 2 a 5 anos. São eles: CMEI Celita Nascimento da Rós (Jardim América), CMEI Eliezer Batista (Jardim América) e CMEI Valdeci da Cruz Corrêa (Campo Verde).

Essas instituições de ensino funcionam nove horas por dia, com atendimento aos estudantes das 7h às 16h. 

Foto: Prefeitura de Cariacica
CMEI Celita Nascimento da Rós, em Jardim América, oferece educação em tempo integral

As aulas ofertadas são mescladas entre a parte curricular obrigatória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e parte diversificada, com aulas de protagonismo, projeto de vida, práticas experimentais em ciências e matemática, além de eletivas propostas a partir do interesse dos estudantes, com possibilidade de dança, mídias sociais, música, teatro, robótica, entre outros.

As famílias interessadas devem acompanhar o site da prefeitura para participar do cadastro de pretensão de vaga, que acontece no final do ano, prevendo as possibilidades de vaga para o ano seguinte. 

As matrículas começam após o processo de cadastro de pretensão de vaga, que é publicado no diário oficial municipal e divulgado no site da prefeitura, entre os meses de dezembro e janeiro.

Viana

Atualmente, o município de Viana possui três centros de educação infantil em período integral. 

São eles: Cmei Lydia Eliete de Souza, Cmei Joana Batista Chagas e Cmei Maria de Lourdes Coutinho Passos. Essas unidades de ensino contam, ao todo, com 212 alunos.

A Prefeitura de Viana informou que a Secretaria de Educação (Semed) estuda um processo de reordenação da rede municipal de ensino para ampliar a quantidade de unidades de ensino na modalidade de tempo integral.