Geral

Grávidas com suspeitas de zika terão atendimento específico no Hucam

Além de médicos, psicólogos e terapeutas, a gestante fará ultrassonografias frequentes e, em caso de confirmação da microcefalia, o bebê será acompanhado pela equipe de neonatal do hospital

Grávidas com suspeita de zika terão atendimento especial no Hucam Foto: Divulgação

O Hospital Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), conhecido como Hospital das Clínicas, em Vitória, criou um programa de atendimento para grávidas que apresentam sintomas de Zika ou o feto que tem suspeita de microcefalia. 

O serviço é ofertado na Maternidade do hospital e conta com a atuação de médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e com o projeto de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). No Espírito Santo, já são 53 casos suspeitos de microcefalia. O Hucam é referência para gestantes de alto risco, realizando uma média de 80 partos por mês. 

O obstetra e chefe da Maternidade, Cleverson Gomes, declarou que nem todas as prefeituras que oferecem o pré-natal conseguem dar suporte aos casos suspeitos de Zika e ou microcefalia. “O hospital vai conceder um pré-natal diferenciado, com acompanhamento a mais, inclusive por meio da participação dos pesquisadores da Ufes”, informou Gomes. 

O serviço também terá à disposição o equipamento de ultrassonografia de maneira mais frequente e, caso haja confirmação da má-formação no crânio, o bebê será acompanhado pela equipe de neonatal do hospital, inclusive ao longo da infância. Como essa é uma doença nova e ainda com poucas informações, a gestante sob investigação clínica terá acompanhamento minucioso dos profissionais do hospital, segundo o coordenador.