Geral

Mais de 52 mil grávidas devem ser vacinas contra coqueluche no Espírito Santo

Cerca de 52,8 mil grávidas do Estado agora terão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina Tríplice Acelular (DTPa), contra coqueluche, difteria e tétano

Grávidas serão imunizadas contra coqueluche Foto: Divulgação

Cerca de  52,8 mil grávidas do Estado agora terão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina Tríplice Acelular (DTPa), contra coqueluche, difteria e tétano. A dose será oferecida de forma gratuita para as mulheres a partir da 27ª semana de gestação até a 36ª semanas – período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. 

A vacina agora protege também contra a coqueluche. Somente no Estado foram detectados de 2011 a 2013, 11 mortes e 2.322 casos da doença. Ao todo, 16,5 mil doses da vacina já chegaram ao Estado. Segundo os dados, 5,5 mil unidades da vacina. 

O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

O Ministério da Saúde espera vacinar três milhões de brasileiras. A imunização contra a coqueluche é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. Aos 15 meses e aos 4 anos a criança recebe o reforço com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche).

CONFIRA AS VACINAS RECOMENDADAS E PROIBIDAS:
Recomendadas:
Coqueluche
Toxóide tetânico ou diftérico
Tríplice bacteriana acelular
Vacina inativada contra poliomelite (Salk ou Vip)    
Influenza (Gripe)
Polissacarídica 
Pneumocócica 23 valente
Hepatite B (Recombinante)
Meningite (Bivalente B/C)
Febre amarela (em caso de risco)
 

Proibidas:
BCG
Rubéola
Sarampo
Varicela
Poliomielite oral (Sabin ou Vip)
Tríplice bacteriana celular
HPV
Caxumba
Tríplice Viral (Caxumba, sarampo, rubéola)
Rotavírus