A greve dos coletores de lixo e trabalhadores da limpeza urbana na Região Metropolitana entrou no segundo dia. Nesta terça-feira (23), diversas ruas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari amanheceram com pontos de lixo.
A equipe da TV Vitória/Record percorreu algumas ruas. No bairro São Pedro, em Vitória, a reportagem encontrou muito lixo em alguns pontos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A preocupação de parte da população é que um novo temporal como o registrado no último domingo (20) carregue os lixos para bueiros e dificulte ainda mais a água escoar. O cheio forte também tem gerado incomodo aos moradores.
LEIA TAMBÉM: Prefeitos da Grande Vitória encaram chuva para prestar contas à população
O QUE MOTIVA GREVE DE GARIS?
A paralisação dos trabalhadores pede aumento de 15% dos salários, além de plano de saúde e tíquete-refeição linear de R$ 1 mil para toda a classe. Além disso, a categoria também reivindica que as empresas se responsabilizem pela higienização dos uniformes.
O movimento afetou cinco cidades da Região Metropolitana. Na noite de segunda-feira (22), o sindicato que representa os trabalhadores informou que 20% dos profissionais estão em atividade e que apenas o lixo hospitalar está sendo recolhido.
Os trabalhadores devem se reunir com o sindicato patronal na manhã desta terça-feira (23) para decidir o futuro da mobilização. A reunião acontece às 9h e será mediada pelo Ministério do Trabalho.