As aulas nas escolas Municipais de Vitória começaram a ser retomadas na manhã desta terça-feira (3). Segundo a Secretaria de Educação de Vitória, cerca de 80% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal estão funcionando e 20% estão totalmente paralisadas. Em relação aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a secretaria informou ainda que 90% estão funcionando e 10% estão totalmente paralisados.
Na última segunda-feira (2), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) declarou que a greve dos professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória, iniciada no último dia 26, é ilegal. O órgão determinou ainda o retorno imediato ao trabalho daqueles que aderiram ao movimento, sob pena de multa diária de R$ 4 mil.
Greve
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado na segunda-feira (26). Segundo informações publicadas no site do SINDIUPES, a decisão foi aprovada em Assembleia Geral realizada no dia 21 de março.
A categoria reivindica um percentual de inflação além dos 3% anunciados, e segundo publicação, a expectativa é de uma política de valorização dos trabalhadores em educação que contemplasse os 28% de perdas nos dois últimos anos do mandato de Luciano Resende. Os profissionais também cobram o pagamento do auxílio alimentação.