Ruas da Grande Vitória amanheceram cheias de lixo nesta sexta-feira (21). O motivo é a greve dos trabalhadores terceirizados da limpeza pública, que teve início na madrugada da última quinta-feira (20).
Segundo a categoria, a greve seguirá por tempo indeterminado. Eles pedem reajuste de 20% nos salários, e auxílio alimentação de R$ 600. Atualmente, um gari na Grande Vitória recebe, em média, um salário mínimo.
De acordo com o Sindilimpe, sindicato que representa os trabalhadores, as negociações com o sindicato patronal tiveram início há quatro meses, mas o reajuste oferecido é de 3,19%.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que aguarda que a empresa terceirizada, responsável pela limpeza, cumpra a liminar expedida pela Justiça, que obriga que 70% da coleta de lixo na cidade seja realizada.
Já a Prefeitura de Vitória disse que a Central de Serviços vai trabalhar em regime emergencial para manter a limpeza da cidade durante a greve. Além disso, solicita aos moradores, se possível, que mantenham os lixos dentro de casa, bem acondicionados, até normalizar a coleta. Qualquer emergência deve ser comunicada por meio do Fala Vitória 156.
A Prefeitura de Cariacica informou que nas negociações da categoria são as empresas contratadas que deverão tomar as providências necessárias.
As produções da TV Vitória e Folha Vitória não conseguiram localizar nenhum representante do sindicato patronal das empresas de limpeza para comentar o assunto.