Geral

Greve dos rodoviários termina e ônibus começam a circular normalmente na Grande Vitória

O Sindirodoviários, no entanto, ressaltou que 100% da frota só estará nas ruas a partir da manhã desta quinta-feira, conforme acordo firmado em reunião nesta quarta

Totalidade da frota de ônibus só deverá estar nas ruas a partir da manhã desta quinta-feira Foto: Divulgação/Governo

Os ônibus da Grande Vitória voltaram a circular normalmente, na tarde desta quarta-feira (04), após greve realizada por motoristas e cobradores durante grande parte do dia. De acordo com o diretor do Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), Silvio Carlos, os coletivos começaram a transitar normalmente a partir das 17 horas, como havia prometido o sindicato.

Silvio, no entanto, ressaltou que ainda não há 100% da frota em circulação. Segundo ele, a totalidade da frota só estará nas ruas a partir da manhã desta quinta-feira (05). “Os ônibus estão voltando aos poucos, mas a frota ainda não está em 100%. Pelo acordo que fechamos hoje com a Justiça, isso só ocorrerá amanhã de manhã”, frisou.

A greve teve início na manhã desta quarta-feira. Apenas 70% da frota circulou no horário de pico e 40% nos demais horários. Por conta disso, capixabas enfrentaram filas nos terminais

A decisão do fim da greve foi tomada durante uma reunião entre representantes do Sindirodoviários, da GVBus e da Ceturb, mediada pelo Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-ES), na manhã desta quarta-feira.

De acordo com o Sindirodoviários, com apenas 14 horas de duração, a greve conseguiu atingir seu objetivo, que foi a adoção de medidas para melhorar a segurança dos motoristas, cobradores e dos passageiros do transporte coletivo. Além disso, exigiu que o ponto de trabalho dos funcionários grevistas não fosse cortado. 

“Tivemos uma boa reunião e conseguimos que nossas reivindicações fossem atendidas em parte. Vamos continuar discutindo com a Ceturb e com a Sesp para que tenhamos todos nossos pedidos atendidos”, disse o diretor do Sindirodoviários, Edson Bastos.

Entre as medidas acatadas estão a realização de policiamento ostensivo a pé nos 10 terminais da Grande Vitória, incremento de abordagens policiais em ônibus com maior incidência de crimes contra o patrimônio, integração com o policiamento ostensivo da PRF em trechos sujeitos a sua articulação, realização de reuniões mensais entre os atores de segurança e o Sindirodoviários, intensificação das ações da polícia judiciária da Delegacia de Roubo a Carga de forma integrada com o policiamento ostensivo da PRF e da PM, instalação de dois postos de fiscalização do Batalhão de Polícia de Trânsitoda PM-ES nos terminais de Laranjeiras, Serra, Campo Grande e Cariacica.

Segundo o sindicato, as questões que continuarão sendo cobradas e discutidas com a Sesp e a Ceturb são: readequação das câmeras de videomonitoramento no interior dos ônibus para trazer mais segurança aos passageiros, a instalação de um botão de emergência para abrir as portas do coletivo quando o passageiro for abordado por criminosos, videomonitoramento interligado com o Ciodes 24 horas e a criação de um aplicativo de celular para que o passageiro possa denunciar crimes cometidos dentro dos ônibus.

Um novo encontro será marcado entre Sindirodoviários, Sesp e Ceturb para estudar a aplicação das reivindicações.