O Município de Guarapari decretou estado de emergência/calamidade pública, por conta da ressaca (marés altas) que já ocasionou o desabamento do muro de arrimo da Orla de Meaípe. O Prefeito Edson Magalhães editou o decreto após receber da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Obras relatório circunstanciado sobre o perigo gerado à população.
O Prefeito, em conjunto com o Governador Paulo Hartung, decidiu antecipar o início das obras para próxima semana de construção de um novo muro de arrimo. A decisão foi tomada após um levantamento da situação, realizado pelo setor de engenharia da Secretaria Municipal de Obras Públicas. O novo muro de contenção deve ter aproximadamente 300 metros.
“A medida emergencial foi necessária para salvaguardar a segurança dos moradores e comerciantes da orla. É um dos balneários mais importante de Guarapari, que possuem seus restaurantes tradicionais e conhecidos pelo preparo da moqueca capixaba, tão importante para o turismo e geração de emprego e renda. Tal medida foi tomada para que o balneário volte o mais rápido possível a sua normalidade mercadológica e ações preventivas. Deixar uma obra dessa importância e dessa gravidade, paralisada por mais de 40 dias, corre o risco de nós termos um outro fenômeno da natureza, passando a atingir as edificações que estão no trecho que foi afetado”, informou.